Ícone alego digital Ícone alego digital

Servidores da Alego participam do primeiro curso de "Oratória Eficiente", realizado pela Escola do Legislativo

14 de Junho de 2023 às 12:10
Crédito: Denise Xavier
Servidores da Alego participam do primeiro curso de  "Oratória Eficiente", realizado pela Escola do Legislativo
1ª Edição do curso de oratória eficiente

“Oratória é arte de falar em público”, afirma o professor e palestrante João Paulo Camargo ao dar início a 1ª edição do curso "Oratória Eficiente” realizada pela Escola do Legislativo na manhã dessa quarta-feira, 14, na sala de aula 1 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Segundo o professor, o objetivo do curso nesse primeiro modulo é ensinar técnicas para que os alunos possam se comunicar de forma clara, objetiva e confiante em qualquer situação. “As aulas são indicadas para pessoas que desejam melhorar a comunicação em suas relações pessoais e profissionais”.

João Paulo conta que um bom orador é aquele capaz de cativar a plateia, despertar emoções, transmitir conhecimento e convencer as pessoas, para isso é ideal que se conheça bem o público a quem se dirige e saiba como adaptar a linguagem acordo com o perfil dos ouvintes.

O professor também explanou sobre métodos de respiração, postura, dicção e entonação de voz e estratégias que melhoram as ideias na hora de se apresentar, trazendo clareza e objetividade no discurso. “Além de eliminar o medo de falar em público, as técnicas melhoram a autoconfiança, capacidade de persuasão e capacidade de liderança”, explica.

Durante o curso alunos tiveram a oportunidade de aplicar essas técnicas aprendidas e receberem o feedback dos colegas e professor. Eles declamaram poemas e textos de escritores famosos, além do Hino Nacional Brasileiro.

Vanderlan Renovato, secretário de qualificação e aprimoramento da Alego, também fez uso da palavra no evento e anunciou que em breve todos os cursos promovidos pela Escola do Legislativo receberão certificados autenticados pelo Conselho Nacional de Educação, o que ele afirmou ser uma grande conquista para a Escola, que hoje conta com uma média de 30 cursos de capacitação. Ele ainda explica que como os servidores da casa são flutuantes, muitos mudam de quatro em quatro anos devido as trocas de mandato, assim surgiu a Escola,  percebendo a necessidade de qualificar e aprimorar o conhecimento do pessoal da Casa. "Esse certificado vem para carimbar o excelente trabalho que temos realizado ao longo dos anos”, conclui o secretário.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.