Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego sedia audiência sobre inclusão da PGE no Conselho Administrativo Tributário

14 de Junho de 2023 às 20:15

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sedia, nesta quinta-feira, 15, uma audiência pública sobre a inclusão da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE) no Conselho Administrativo Tributário (CAT). A discussão ocorre por articulação da diretoria do Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco-GO). O encontro será palco para debate do projeto de lei nº 914/23, de autoria da Governadoria do Estado, que tramita no Legislativo. 

O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Francelino Valença, deve participar da reunião por videoconferência. O CAT, vale lembrar, é um órgão julgador em instância administrativa, constituído para fiscalização tributária estadual. A pasta está ligada à Secretaria de Estado da Economia e é composta por representantes do Fisco. Também fazem parte do grupo personalidades indicadas por federações e conselhos regionais de Goiás. 

As entidades, que se posicionam contrárias ao texto, avaliam que a proposta extrapola as competências da PGE. Elas chamam atenção também para um possível "desequilíbrio de forças" dentro do conselho, ainda que a Procuradoria não tenha direito a voto. 

O presidente do Sindifisco-GO, Paulo Sérgio Carmo, afirma, por sua vez, que o projeto fere a lei estadual que define a estrutura do Poder Executivo, gerando uma espécie de "crise institucional". Segundo ele, "os efeitos serão nefastos e deletérios. Por essa e outras razões, o projeto deve ser restituído ao Poder Executivo ou arquivado", pontua.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.