TV Alego exibe, nesta terça-feira, 20, dois programas de entrevistas com os parlamentares Gugu Nader e Amilton Filho

A TV Assembleia exibe nesta terça-feira, 20, duas edições do programa Ação Parlamentar inéditas. Vai ao ar, às 21 horas, a entrevista com o deputado Gugu Nader (Agir) e às 21h30, a do deputado Amilton Filho (MDB). Os parlamentares falaram sobre o trabalho desenvolvido neste primeiro semestre na Casa de Leis.
O deputado Gugu Nader destacou seus projetos e ações como deputado eleito na 20ª Legislatura da Casa. Inicialmente, o parlamentar comentou sobre a infraestrutura ferroviária e aeroviária, na qual ele é coordenador da Frente de Desenvolvimento dos Aeroportos do Estado de Goiás e Frente dos Ramais Ferroviários e, também, da integração da ferrovia Norte-Sul. “O sistema ferroviário é importantíssimo para o desenvolvimento do estado de Goiás”, ressaltou ao acrescentar que o investimento dos ramais ferroviários leva o desenvolvimento nas regiões beneficiadas.
Ao tratar especificamente dos aeroportos, o parlamentar pontuou como importante a interligação dos voos regionais. “O estado de Goiás precisa avançar muito nisso. Atualmente, o governador Ronaldo Caiado (UB) fez uma visita técnica com o ministro dos Portos e Aeroportos e propôs a federalização de 16 aeroportos em Goiás”, informou ao citar que é o ideal para que a Infraero possa investir recursos federais nos aeroportos e adequá-los para voos regionais, principalmente aeronaves turboélices de 9 e 18 lugares. Ele ainda acrescentou que a regionalização dos aeroportos ocasionaria uma melhora no desenvolvimento dos municípios.
O jornalista Murilo Santos questionou acerca da volta do vestibular do curso de Medicina para Itumbiara, município localizado na região sul do estado. “Foi paralisado o vestibular por não atender os requisitos necessários, mas houve agora, pelo governo de Goiás, a instalação de uma tenda para que os alunos estudassem anatomia, de forma realística", disse. Ele acrescentou que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Itumbiara recebeu a vistoria do Conselho Estadual de Educação e garantiu que o retorno do vestibular será realizado em breve.
O deputado, que faz parte da coordenação da Frente Parlamentar do Terceiro Setor da Alego, tratou sobre a importância de valorizar as entidades filantrópicas. Nader disse que, muitas das vezes, o atendimento às crianças, aos idosos e aos animais correspondem muito pelo terceiro setor. Ele enfatizou acerca do apoio que as entidades precisam e elas substituem o poder público nas ações em benefícios das pessoas e dos animais.
Ao finalizar a entrevista, o deputado falou sobre o “Panelão do Gugu”, ação que foi implementada para reunir e servir comidas às pessoas. “Quem faz o ‘panelão’ é a pessoa do Gugu Nader, o Gugu deputado faz o trabalho parlamentar, que leva recursos para as cidades, que leva emprego e que cria leis”, explicou.
Deputado Amilton Filho
Já o deputado Amilton Filho (MDB) enfatizou sobre seus trabalhos e citou a defesa da qualidade de energia em Goiás. "Com a saída da Enel e a entrada da nova empresa Equatorial foi uma mudança importante para nós do estado de Goiás, que temos uma empresa que traz renovação da esperança e expectativa de uma melhor performance e crescimento", destacou.
Amilton respondeu ao jornalista Murilo Santos sobre uma grande ação já agendada para o mês de junho, em Anápolis-GO: ele irá para a cidade discutir com as empresas sobre o distrito industrial. A data do evento ainda será definida. Ele citou também que está muito animado com esse trabalho e busca solucionar as demandas e encontrar caminhos e soluções.
O jornalista também perguntou sobre o trabalho do deputado em prol da educação e seu esforço sobre alguns assuntos na área. O deputado Amilton respondeu que valoriza muito a educação, e que é essencial para o crescimento e faz muita diferença para a vida. "Eu não tenho dúvidas de que uma das nossas obrigações e missões aqui nesta Casa, é de encontrar alternativas para proporcionar ao povo goiano condições dignas de poder estudar e terminar os estudos”.
Amilton, ao finalizar, falou sobre a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e argumentou que é uma responsabilidade muito grande ser vice-presidente da CCJ, mas que é gratificante ser prestigiado.
O quadro Ação Parlamentar será transmitido durante a programação da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), ou pelo site oficial do Parlamento goiano no canal do Youtube.