Instituição de Iporá como capital nacional dos muladeiros recebe segunda chancela em Plenário
Instituir o município de Iporá como a capital nacional dos muladeiros é o que dispõe o projeto de lei dos deputados Henrique César (PSC) e Dr. George Morais (PDT). A proposição tramita na Casa de Leis com o no 10199/22 e acaba de ser aprovada em segunda votação na Alego.
“O maior encontro de mulas do mundo se concentra na cidade de Iporá, no oeste goiano. A tradição tem reconhecimento nacional, sendo uma festa famosa que reúne milhares de pessoas anualmente”, é ressaltado na justificativa da matéria, na qual é relembrado que a própria Assembleia goiana aprovou, em 2015, projeto que institui o dia nacional do muladeiro.
O encontro, prossegue a justificativa, “é realizado no Parque de Exposição Agropecuário e movimenta cerca de R$ 15 milhões para o município e região, recebendo comitivas de diversos locais para a festa, que oferece atrações culturais como comidas típicas, concursos, leilões, exposição de animais e provas de marcha, laço, apartação e rédea, trazendo também artistas e exposição de muares, o que valoriza o turismo e economia da região”.
Ressalta-se, ainda, que os muladeiros realizam o maior desfile de muares do Brasil pelas ruas da cidade, “com mais de 4 mil muladeiros, de maneira saudável, que valoriza os animais”.