Amauri Ribeiro quer cavalhadas de Hidrolina no Calendário Cultural de Goiás
O deputado Amauri Ribeiro (UB) propôs, por meio do projeto de lei n°1026/23, incluir as cavalhadas do município de Hidrolina no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
O parlamentar anota em justificativa à proposta que o evento começa com a Festa de São João e os moradores participam da fabricação das vestimentas, flores, bandeiras e ornamentos. A festividade traz a alvorada, desfile dos cavaleiros, troca de embaixadas, desafios e pedidos de trégua, terminando com a derrota e conversão dos mouros ao cristianismo.
A preposição relata que o festejo que celebra a Festa do Divino é tradição em muitas das cidades de Goiás, mas que aos poucos foi se perdendo no tempo. No Brasil, registra-se a realização de cavalhadas desde o século 18.
O parlamentar explica que as cavalhadas são festejos de grande relevância para o desenvolvimento social e são responsáveis por movimentar a economia e o turismo nas cidades em que elas são realizadas.
Ele ressalta que a cavalhada do município de Hidrolina não é diferente, é tradicionalmente muito esperada todos os anos e o festejo já faz parte do calendário das festas juninas municipais.