Ícone alego digital Ícone alego digital

Amauri Ribeiro quer cavalhadas de Hidrolina no Calendário Cultural de Goiás

22 de Junho de 2023 às 07:27

O deputado Amauri Ribeiro (UB) propôs, por meio do projeto de lei n°1026/23, incluir as cavalhadas do município de Hidrolina no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

O parlamentar anota em justificativa à proposta que o evento começa com a Festa de São João e os moradores participam da fabricação das vestimentas, flores, bandeiras e ornamentos. A festividade traz a alvorada, desfile dos cavaleiros, troca de embaixadas, desafios e pedidos de trégua, terminando com a derrota e conversão dos mouros ao cristianismo.

 A preposição relata que o festejo que celebra a Festa do Divino é tradição em muitas das cidades de Goiás, mas que aos poucos foi se perdendo no tempo. No Brasil, registra-se a realização de cavalhadas desde o século 18.

O parlamentar explica que as cavalhadas são festejos de grande relevância para o desenvolvimento social e são responsáveis por movimentar a economia e o turismo nas cidades em que elas são realizadas.

Ele ressalta que a cavalhada do município de Hidrolina não é diferente, é tradicionalmente muito esperada todos os anos e o festejo já faz parte do calendário das festas juninas municipais. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.