TV Assembleia exibe, nesta quarta-feira, 21, dois programas de entrevistas com os parlamentares Ricardo Quirino e Lineu Olimpio
A TV Assembleia exibe nesta quarta-feira, 21, duas edições do programa Ação Parlamentar inéditas. Vai ao ar, às 21 horas, a entrevista com o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) e, às 21h30, a do deputado Lineu Olimpio (MDB). Quirino ressaltou a atuação parlamentar em defesa da pessoa idosa. Já Lineu destacou a criação da Frente Parlamentar Municipalista e sua atuação como deputado na Casa de Leis.
Entrevista com Ricardo Quirino
Em seu primeiro mandato, o deputado Ricardo Quirino destacou a importância da criação da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa. Quirino, que é presidente da comissão, disse que o objetivo do colegiado é promover a conscientização e a valorização do idoso para assim enfrentar e combater o etarismo contra essa população que precisa do apoio da sociedade.
Para o deputado, a violência contra a pessoa idosa tem ocorrido com frequência. “É preciso criar uma política de conscientização, fazendo com que a sociedade possa apresentar e debater sobre esse tema, por meio de palestras com especialistas, promovida, pelo Poder Legislativo para coibir qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa”, esclareceu.
Durante a entrevista, Quirino falou também sobre a brutalidade que os idosos sofrem no ambiente de trabalho. “Tenho trabalhado para criar uma política de conscientização. Se nós temos um problema que atinge diretamente a pessoa idosa no mercado de trabalho, então devemos tentar mediar com os empregadores sobre esse assunto, e qualificar de forma eficiente os profissionais”, disse.
Combate a agressão do idoso no ambiente estudantil
O Estatuto do Idoso instituído pela Lei 10.741/03, e sancionado pela Presidência da República e destinado a regularização dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, dando destaque no art. 22, nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal, serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização da pessoa idosa, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.
O deputado, em conjunto com o Poder Legislativo, defende a ideia de criar, no ambiente estudantil um desenvolvimento de aprendizagem que forneça uma compreensão mais detalhada sobre a temática, para assim desenvolver uma geração que possa respeitar os idosos.
Ao concluir a entrevista, o legislador enfatizou a importância de colocar em prática as atividades escolares que possibilitam a abordagem sobre o assunto no setor estudantil, por meio de palestras e aulas, as quais são fornecidas por profissionais competentes para as crianças de nível fundamental e médio.
Deputado Lineu Olimpio
Logo após a entrevista de Ricardo Quirino, é a vez da exibição do programa Ação Parlamentar da TV Alego com o deputado Lineu Olimpio (MDB). O deputado destacou o seu empenho no Poder Legislativo. “É muito importante que as pessoas saibam que o deputado não tem descanso. O parlamentar trabalha no sábado, domingo e feriados visando representar não somente a sua base, mas também representar a cidade e seus eleitores”, comentou.
Olimpio opinou sobre a sua participação na criação da Frente Parlamentar Municipalista, cujo objetivo é fortalecer as ações prioritárias em prol da sociedade goiana, melhorando assim o atendimento das reivindicações dos municípios do estado de Goiás. “Nós tivemos o cuidado de convidar prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios goianos com o intuito de debater sobre a realidade dos municípios”, disse.
Leite materno nos hospitais públicos
O legislador enfatizou ainda, na entrevista sobre a implantação de projeto na Alego que tem o objetivo de criar um banco de leite nos hospitais públicos e privados, que auxilie as mães no fornecimento de leite materno para as crianças. “O que nós parlamentares propomos na Assembleia é que todas as maternidades públicas ou privadas tenham um local com refrigeração necessária para que as mães possam guardar o seu leite materno”, comentou.
Política pública para pessoas com autismo
Outro projeto que o deputado ressaltou foi a propositura que prevê a criação de uma política de conscientização em favor de pessoas com autismo, com o intuito de auxiliar as mães nos cuidados necessários dos seus filhos com autismo. “Apresentamos uma proposta para que o Governo possibilite a diminuição da carga horária das mães que têm filhos com autismo”, afirmou.
As duas entrevistas serão veiculadas na TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) e, ainda, pelo canal do Youtube. Acompanhe.