Ícone alego digital Ícone alego digital

Segurança do Trabalho

21 de Junho de 2023 às 17:18
Crédito: Hellenn Reis
Segurança do Trabalho
Sesmt de vários órgãos discutem estratégias de trabalho
Assembleia realizou encontro com profissionais do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) que atuam no serviço público em Goiás. O encontro foi na tarde desta 4ª-feira.

A Assembleia Legislativa de Goiás, por meio da equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou, na tarde desta quarta-feira, 21, encontro com profissionais de segurança que atuam no serviço público do estado de Goiás. 

A reunião foi realizada com objetivo de discutir pontos específicos para o desenvolvimento de ações integradas no Sesmt. Dentre os presentes, estavam os representantes do Sesmt da Assembleia Legislativa, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, da Prefeitura de Goiânia, da Câmara Municipal de Goiânia e do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Durante o encontro, foram levantados temas acerca dos desafios sobre a segurança do trabalho e, principalmente, sobre os serviços psicológicos oferecidos no ambiente profissional, especificando a questão psicossocial, que, segundo discutido, é algo que é delicado e que chama a atenção dos profissionais.  A dificuldade de levar resultado de forma efetiva para o servidor e a valorização da política do trabalhador foram assuntos também debatidos na reunião.

O engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesmt da Alego, Edison Sampaio, disse que a motivação da reunião foi para realizar tratativas de ações integradas dos órgãos de serviço público. “Ficou o desafio de pensarmos em algumas ações concretas para que sejam feitas de forma coletiva. Inicialmente, temos duas atividades que serão realizadas ainda neste ano, uma que vai ser uma discussão de como enfrentar o desafio de informatizar o sistema de gestão de trabalho dos órgãos públicos. Também iremos convidar alguns fornecedores e softwares do país para fazer a discussão conosco”, disse. 

Edison disse que o outro evento planejado é a realização de um workshop para discutir a saúde mental no âmbito do serviço público, na qual serão convidados especialistas de algumas universidades de Brasília e Goiás para debater sobre o assunto. 

O coordenador do Sesmt da Câmara Municipal de Goiânia, Tainan Camilo, afirmou que a importância de reunir os profissionais de segurança é para entender quais são os problemas que acontecem nos órgãos públicos do estado. “Às vezes, são dificuldades diferentes pelas naturezas dos órgãos, mas algumas similares por todos se tratarem de órgãos públicos”, colocou. A troca de experiências e solucionar os desafios em conjunto são um dos pilares e objetivos da reunião, segundo acrescenta Camilo. 

Já Palmer Silva, que é engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesmt do Instituto Federal de Goiás, disse que a reunião lhe proporcionou conhecimento acerca dos andamentos  dos serviços prestados na parte de saúde e segurança nos demais órgãos públicos. “E que possamos ter uma noção de quais são os problemas enfrentados, quais as causas e como podemos solucionar, em contexto de união entre os órgãos públicos, já que atuamos na mesma esfera”, finalizou. 

O encontrou aconteceu na sala de reuniões, localizada no térreo da sede do Poder Legislativo. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.