Delegado Eduardo Prado promoverá sessão solene itinerante no município de Santa Rita do Araguaia
Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), ocorrerá na tarde desta sexta-feira, 23, no município de Santa Rita do Araguaia, a sessão solene itinerante para a entrega do Certificado de Mérito Legislativo a personalidades em homenagem à produção do queijo cabacinha, tradicional na região. A sessão acontecerá a partir das 15h30, na Câmara de Vereadores da cidade.
O queijo em questão é considerado patrimônio cultural do estado de Goiás desde janeiro de 2021, por intermédio da Lei n° 20.963. O projeto de lei que propôs a inclusão do queijo como tradição do estado foi protocolado pelo deputado Delegado Eduardo Prado. A origem do nome se dá devido a forma de produção do queijo. Ele é amarrado em sacos plásticos e pendurado pela ponta. Quando endurece, o queijo fica num formato similar ao de uma cabaça e por isso recebeu o nome de cabacinha. Além do município de Santa Rita do Araguaia, outros municípios do Sudeste goiano também produzem a iguaria, como é o caso Mineiros, Portelândia, Doverlândia e Perolândia.
Durante o evento também serão concedidos Certificados de Honra ao Mérito para os produtores do queijo cabacinha e entregue a maior honraria do Poder Legislativo de Goiás, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira para a ex-prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Salgueira. Formada em Psicologia pela PUC Goiás e pós-graduada em Psicopedagogia, Tânia trabalhou firmemente pelo município de Santa Rita do Araguaia, assim como sempre prestou apoio irrestrito aos produtores do queijo cabacinha.