As deputadas Vivian Naves e Bia de Lima são as entrevistadas no Ação Parlamentar. As duas edições vão ao ar hoje

Vão ao ar nesta terça-feira, 27, na TV Alego, duas edições do programa Ação Parlamentar inéditas. Às 20h40 será exibida a entrevista com a deputada Vivian Naves (Progressistas), e a da Bia de Lima (PT) às 22 horas. Na oportunidade, Vivian destacou, entre outros assuntos, sua trajetória na política e sua atuação na Alego.Bia de Lima também falou sobre seus projetos dentro da Alego.
Deputada Vivian Naves
A deputada Vivian Naves foi entrevistada pelo jornalista Murilo Santos e falou sobre sua trajetória, que a elegeu com uma votação muito expressiva para exercer o seu cargo atual na Assembleia Legislativa.
No início da conversa, a deputada, que atualmente é primeira dama de Anápolis, disse que como acompanhou de perto todo o trâmite na Prefeitura de Anápolis, ficou mais fácil exercer seu trabalho na Alego. Vivian Naves destacou também sobre um projeto de sua autoria que irá propor na Assembleia. Ele se chama “Natal de Coração” e tem o objetivo de levar para as comunidades mais carentes, que moram distante da cidade, uma caravana de pessoas com barracas de pipoca, algodão-doce, churros, brinquedos, e fazer que essa população possa ter condições de comemorar com a família o Natal.
Ela também destacou outro projeto, de sua autoria, a Patrulha da Criança e do Adolescente. “É um tema muito importante para resguardar e garantir o direito das crianças e para compor também toda rede de proteção, temos uma equipe grande e fortalecida por trás, com conselho tutelar, Delegacia da Criança e Adolescente e Ministério Público”, pontuou a deputada.
Vivian Naves ainda falou sobre outra matéria, dessa vez sobre o meio ambiente, que propõe sobre o Programa Tampinha Solidária, de reciclagem de tampinhas de garrafa. “Quando você pega uma tampinha de garrafa e joga fora, consequentemente você está deixando de ajudar uma pessoa, pois é possível usar esta tampinha e reverter para cadeiras de rodas, ajudando quem precisa e ainda contribui com o meio ambiente”, argumentou.
Ao finalizar, a legisladora comentou sobre mais um de seus projetos, a casa de abrigo para as mulheres que sofrem de violência doméstica ou familiar, para que as vítimas consigam sair do seu local de perigo para uma casa segura. “A mulher vai ter todo suporte, uma equipe disciplinar com psicólogos, assistentes sociais e advogados. E ela poderá levar seus dependentes, seus filhos, porque geralmente a mulher que sofre com violência, os filhos também sofrem”, disse Vivian Naves.
A deputada destacou que a mulher tem que ganhar mais espaço na política. “Realmente a gente precisa muito ampliar esse quadro político e acredito que nós mulheres temos um olhar mais sensível para o próximo, assim, como a ação social para mulheres, crianças, idosos, e temos tudo para sermos muito engajadas”, finalizou.
Deputada Bia de Lima
A deputada Bia de Lima também foi entrevistada pelo jornalista Murilo Santos sobre seus projetos dentro da Alego. Em seu primeiro mandato, a deputada já era bem conhecida por ser presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO). Além disso, atualmente também preside a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Ao início da entrevista, Bia de Lima falou sobre o grande papel das deputadas na Alego, e sua minoria que devem conquistar ainda mais o espaço na tribuna e na política. “Precisamos contagiar outras mulheres. E aí, pessoal, prestem atenção: não basta só apresentar seu nome, porque aí você só vai fazer número para que outros ganhem. Isso é o motivo pelo qual precisamos ficar bem atentas e ter voz”, declarou. A deputada pontuou várias pautas em que atua, a de defesa do Sindicato dos Servidores da Câmara Legislativa (Sindical), das mulheres, das populações negra e LGBTQIA+ e a da questão ambiental.
A legisladora foi perguntada pelo jornalista Murilo Santos sobre o dia em que a secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, estava presente na Alego para uma reunião. A deputada comentou que foram abordados diversos assuntos, entre eles, a reeleição de Fátima Gavioli e a atuação em seu cargo. Murilo questionou se há muitos projetos a serem alinhados entre o Poder Legislativo e a secretária. Em resposta, Bia de Lima disse que a educação é uma pauta que demanda verbas, por isso, é muito importante reforçar a necessidade de que os deputados deem mais atenção às questões educacionais.
Ao finalizar, a deputada se referiu ao assunto do Novo Ensino Médio que, segundo ela, não pode permanecer do jeito que está, com as normas e regras vigentes. As transmissões das duas entrevistas serão realizadas pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) e, ainda, pelo canal do Youtube.