Lucas Calil promove audiência pública para debater medidas facilitadores às empresas de vistorias
O deputado Lucas Calil (MDB) comanda, na manhã da próxima terça-feira, 27, às 8 horas, uma audiência pública para discutir medidas facilitadoras voltadas às empresas de vistorias. A reunião contará com a presença de integrantes do Governo do Estado. É esperada, ainda, a participação do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), Delegado Waldir.
Serão discutidos, na ocasião, os problemas de tecnologia apresentados pelo sistema do Detran-GO. Outro tópico do encontro passa pela cobrança de "taxas abusivas" relacionadas ao processamento de dados, além da fiscalização tida, pelas empresas, como ineficientes. A categoria também reivindica que o Departamento Estadual de Trânsito emita atos normativos para regulamentar as diferentes práticas de fiscalização.
Segundo o autor da audiência, a iniciativa atende a um pedido da própria categoria. “Trata-se de um setor que emprega muitos goianos. Eles querem abrir diálogo com o objetivo de garantir mudanças na legislação vigente. Mudanças, essas, que poderão trazer uma margem de lucro maior para eles”, declarou o deputado.
Calil destacou, ainda, que as mudanças, uma vez aplicadas, poderiam garantir a manutenção de inúmeros empregos. “A alteração seria apenas na distribuição dos recursos. A reunião será nesse sentido. O que queremos é preservar os empregos e gerar mais renda àqueles que trabalham, hoje, com o mínimo. Queremos que eles continuem abertos”, explicou. A reunião, vale lembrar, será realizada no auditório 1 da Casa de Leis.
É esperada também a participação do gerente de Tecnologia e Informação do Detran-GO, Gilson Mateus de Lima, do presidente da Associação das Empresas de Vistoria de Goiás (Avivego), Paulo José Martins; e do representante dos empresários, Marcelo Cruz. A intenção dos empresários e demais envolvidos é que o resultado da reunião seja levado ao conhecimento do governador Ronaldo Caiado (UB).