Bia de Lima quer incentivar a inclusão social e digital dos idosos no estado de Goiás
A deputada Bia de Lima (PT) apresenta projeto de lei de nº 1097/23, que pretende facilitar a inclusão digital do idoso. Segundo a parlamentar o tema é relevante e urgente no contexto atual, tanto no Brasil quanto no estado de Goiás.
Segundo os dados estatísticos do IBGE, cerca de 70% dos idosos não possuem acesso à internet. Além disso, apenas 25% desse grupo etário utiliza regularmente a internet. Esses números demonstram a falha existente na inclusão digital dos idosos no país, limitando suas oportunidades de aprendizado, comunicação, acesso a serviços e participação social. “Em relação a Goiás, dados específicos são igualmente preocupantes. De acordo com levantamentos recentes, aproximadamente 40% dos idosos goianos não possuem acesso à internet e apenas 30% têm conhecimento básico em tecnologia”, pontuou.
Ao finalizar sua justificativa no projeto, Bia de Lima relata que vai desenvolver e implementar políticas públicas, abrangentes e inclusivas, visando superar as barreiras da exclusão digital enfrentadas pelos idosos. A legisladora reforça que a inclusão social e digital, são medidas essenciais para garantir que os idosos em Goiás possam usufruir plenamente das vantagens oferecidas pela era digital, promovendo assim sua autonomia, inclusão social e qualidade de vida.
O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).