Dia do Corpo de Bombeiros é comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa nessa segunda-feira, 26

Uma das instituições mais respeitadas e acreditadas da sociedade brasileira, o Corpo de Bombeiros, foi homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em função do Dia Nacional do Bombeiro Militar, comemorado no próximo dia 2 de julho. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), em parceria com o deputado Coronel Adailton (Solidariedade)
A solenidade foi presidida, inicialmente pelo deputado Major Araújo (PL), representante da categoria na Casa, em função de compromissos surgidos de última hora, que impediram a presença de Adailton no evento. Bruno Peixoto chegou após a abertura, mas ainda a tempo de participar de parte da solenidade.
Conforme manda o protocolo, a solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda da Polícia Militar, sob a regência do maestro subtenente Martins.
Em seguida, oficiais e praças do CB receberam a Medalha do Mérito Legislativo, das mãos de Bruno Peixoto, de Major Araújo, do comandante-geral do CB, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, e do subcomandante da corporação, Pablo Lamaro Frazão.
Ligação
Os propositores da homenagem têm estreita ligação com o Corpo de Bombeiros de Goiás. O presidente da Alego, inclusive, foi homenageado na última sexta-feira, com a medalha Cel. PM Lindolfo Emiliano dos Passos, a maior honraria concedida pela instituição.
Ao assumir a condução dos trabalhos, Bruno Peixoto afirmou que os propositores entendem a importância de homenagear os homens e mulheres que dedicam suas vidas em servir à população. “Então, nada mais justo que homenageá-los. Gostaríamos de estar homenageando toda a corporação, mas seria impossível, até pelo espaço físico e pela limitação que temos em homenagens. Então, todos vocês sintam-se representantes de toda a corporação. Homenageando-os, estendemos a todos os bombeiros militares do nosso estado. Parabéns, vocês merecem o nosso respeito, vocês merecem os aplausos do Poder Legislativo estadual”, ressaltou.
O deputado Major Araújo discursou em nome da Casa. Disse que que é um admirador do trabalho do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, que, segundo ele, o surpreendeu e tem engrandecido a corporação e o estado de Goiás. “De nossa parte, enquanto Poder Legislativo, eu falo em nome dos 41 deputados e reconhecemos seu trabalho”, afirmou.
Araújo lembrou de quando ingressou na Polícia Militar, que na época era uma instituição conjunta com o Corpo de Bombeiros, e queria ser bombeiro, para servir à população, mas acabou ficando na PM, o que segundo ele lhe causa muito orgulho, mas, que até hoje, continua um admirador da força.
O parlamentar ressaltou que a presença dos bombeiros em todo o estado contribuiu, enormemente, para o desenvolvimento de Goiás, já que a corporação é fundamental para a liberação de instalação de indústrias nos municípios, além da redução no número de tragédias ocorridas no estado. E disse acreditar que muito dessa evolução se deve à divisão com a PM, que deu autonomia ao Corpo de Bombeiros, o que foi extremamente benéfico para a população. “Eu acredito que os congressistas, nossos constituintes, foram muito felizes quando permitiram a separação entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.”
O envio de emendas parlamentares para a corporação foi lembrado pelo parlamentar como parte da sua atuação em prol do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, toda a Assembleia também tem prestigiado a força. Um dos exemplos citados foi a destinação de parte dos recursos que sobrou do orçamento de 2022 do Legislativo para a corporação, conforme determinação de Bruno Peixoto. “E posso afirmar que essa Casa tem compromisso com cada um de vocês. E o meu mandato, vocês sabem, mais ainda”, reafirmou.
Falando em nome da corporação, o comandante-geral coronel Washington Luiz Vaz Júnior ressaltou que a missão do Corpo de Bombeiros é salvar vidas e que não são máquinas e equipamentos que cumprem a missão, mas sim os homens e mulheres. Segundo ele, o crescimento e o desenvolvimento do CB em Goiás tem sido exemplo para todo o Brasil.
Ele citou como exemplo desses avanços o plano de expansão da corporação, que deve dobrar o efetivo em todo o estado, e a aquisição de uma aeronave para o serviço aeromédico, que está diminuindo o tempo de resposta aos atendimentos.
O comandante informou que a instituição está mudando o modelo de gestão da tropa, que vai passar a ser 100% usada na atividade fim. E ainda citou as promoções e o chamamento de novos concursados. “Nós discutimos estratégia de promoção todos os dias. A maior promoção que o Corpo de Bombeiros teve, em 64 anos, foi no ano passado. Foram 530 promoções. Este ano foram 440 promovidos. Eu não deixei nenhuma vaga para trás.”
Sobre os novos servidores, Vaz Júnior anunciou que até 2024 vão ser chamados mais 612 concursados e já está sendo estudada a possibilidade de contratação de mais 750 bombeiros até 2025. Ele afirmou que sua responsabilidade é, a cada dia, pensar em melhor qualificar a corporação, fortalecê-la e expandi-la. E disse que, em todas as reuniões de comandantes-gerais em que participa, busca incentivar os colegas a querer mais, a expandir suas corporações, a salvar vidas.