Ícone alego digital Ícone alego digital

Criação do Programa Parlamento Jovem Goiás tem aval definitivo do Plenário

27 de Junho de 2023 às 17:28

O Plenário do Parlamento goiano aprovou em definitivo o projeto nº 1168/23, de autoria da Mesa Diretora, que sugere instituir o Programa Parlamento Jovem Goiás no âmbito da Assembleia Legislativa do estado de Goiás. Em sua justificativa, a propositura destaca que o Parlamento Jovem Goiás é uma iniciativa de grande importância para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) por diversos motivos. “Em primeiro lugar, ela busca se espelhar em modelos bem-sucedidos de simulação legislativa, como as que ocorrem no Congresso Nacional e em outras assembleias legislativas do país”, pontua o texto.

A matéria evidencia que tal simulação proporciona aos estudantes universitários uma oportunidade única de vivenciar e compreender o funcionamento do poder Legislativo, de forma prática e dinâmica. Além disso, salienta que a simulação de processos legislativos e a elaboração de projetos de lei estimulam o desenvolvimento de habilidades como a argumentação, negociação, liderança, trabalho em equipe e a construção de soluções para problemas sociais e políticos.

“Essas atividades ajudam a formar uma consciência política mais sólida e responsável nos estudantes. Outra vantagem do Parlamento Jovem Goiás é o fortalecimento da relação entre a Alego e a comunidade universitária, incentivando a troca de ideias e a construção de parcerias para a elaboração de projetos de leis e outras políticas públicas. Isso também ajuda a promover uma maior transparência e participação popular na atividade legislativa, o que contribui para o fortalecimento da democracia no estado de Goiás”, enfatiza a justificativa da matéria.

Por fim, a proposta destaca que a mudança de nome do antigo "Projeto Politizar Goiás" para "Parlamento Jovem Goiás" reforça a importância e o compromisso da Alego em continuar apoiando a participação dos estudantes universitários na atividade legislativa, jornalística e de assessoria parlamentar e jurídica. A matéria segue, agora, para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.