Deputado Virmondes Cruvinel pleiteia instituir política de fomento ao turismo
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) propõe, com o projeto de lei n° 1121/23, a criação da Política Estadual de Fomento ao Destino Turístico Inteligente. Essa proposta visa estimular a modernização e apoiar a inovação, gerar empregos, renda e inclusão social por meio do turismo. Utilizar também todos os recursos para informação e comunicação através da tecnologia, com acessibilidade para todos.
Na justificativa da propositura o parlamentar destaca a necessidade de fortalecer a economia e ampliar os benefícios do turismo. É, também, um incentivo para colaboração dos agentes públicos e privados, e para a aptidão de profissionais do turismo em tecnologia de informação e comunicação, ajudando na inovação e sustentabilidade. Em resumo, o projeto busca incentivar a procura e ampliação de novas tecnologias.
O projeto prevê a criação de um Comitê Estadual de Fomento ao Destino Turístico Inteligente, com o objetivo monitorar, coordenar e avaliar a implementação dessa política. O comitê deve ser representado pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e representantes de intuições de ensino superior e de pesquisa no Estado. O comitê estadual deverá fazer indicações e ações para implementação dessa política e também contar com a colaboração de figura públicas e privadas.
A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação e distribuída para relatoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade).