Ícone alego digital Ícone alego digital

História da Alego: Título de Cidadania ao marechal Eduardo Gomes foi entregue pelo Legislativo goiano há 55 anos

18 de Julho de 2023 às 10:27
Crédito:
História da Alego: Título de Cidadania ao marechal Eduardo Gomes foi entregue pelo Legislativo goiano há 55 anos
Marechal Eduardo Gomes

Há 55 anos, era concedido, pela Assembleia Legislativa de Goiás, o Título de Cidadania Goiana ao Marechal do Ar Eduardo Gomes, que foi ministro da Aeronáutica nos governos dos presidentes Café Filho, Carlos Luz e Castelo Branco. Trata-se da Lei Estadual nº 6988, de 19 de junho de 1968, sancionada depois de aprovação em dois turnos pela Alego. No final de 1968, ele veio a Goiás para receber o título. 

Eduardo Gomes nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro de 1896, e morreu em 13 de junho de 1981. Em 1972, foi proclamado Patrono do Correio Aéreo Nacional pelo Congresso Nacional. Em 1984, três anos após sua morte, foi homenageado com o título de Patrono da Força Aérea Brasileira.

Eduardo Gomes foi um dos sobreviventes da Revolta dos 18 do Forte em 1922, marco inicial do tenentismo. Ele foi duas vezes candidato à Presidência da República. A primeira vez em 1945, pela UDN, quando foi derrotado pelo general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra de Getúlio Vargas. Em 1950, foi novamente candidato à presidência da República pela UDN, sendo, dessa vez, derrotado pelo próprio Vargas.

Foi um dos líderes da campanha pelo afastamento de Vargas após o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, em agosto de 1954, e, com o suicídio de Getúlio Vargas, assumiu o ministério da Aeronáutica no governo de Café Filho (1954–1955).

O doce brigadeiro foi assim batizado em homenagem a ele, durante a candidatura presidencial do militar pela UDN. O doce foi criado por um grupo de mulheres paulistanas do bairro do Pacaembu que eram engajadas na campanha do candidato e organizaram festas para promover sua candidatura. À época de sua primeira candidatura presidencial, sua patente militar era de brigadeiro.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.