Líder do Republicanos na Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Quirino destaca as ações em defesa da pessoa idosa
O deputado Ricardo Quirino, líder da bancada do Republicanos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), fez uma avaliação dos trabalhos no primeiro semestre de 2023. “Faço um balanço positivo do primeiro semestre. Conseguimos avançar em muitas coisas, principalmente por termos estabelecido um diálogo muito bom com o governo. Eu creio que, administrativamente, o Parlamento teve mudanças significativas", afirmou.
O deputado diz que é necessário que a população se inteire mais do trabalho do parlamentar para uma melhor participação e cobrança dos legisladores. Ele ressalta que, cada dia mais a transparência tem crescido na Alego. O legislador inclusive elogia a direção do presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto (UB), destacando que a Assembleia avançou muito nessa área.
"Sentimos isso diretamente no nosso convívio e com os próprios parlamentares e servidores. Agora, não posso dizer se hoje a imagem da Assembleia é boa diante da sociedade, já que, infelizmente, a maior parte da sociedade não acompanha o trabalho dos parlamentares no dia a dia. Então, dizer que a imagem é positiva ou negativa é muito relativo. Mas não tenho dúvidas de que, para aqueles que têm acesso, a imagem tem sido positiva", afirma Quirino.
Sobre a convivência e o diálogo político entre as bancadas governista e de oposição, o líder do Republicanos avalia que houve debates e discussões intensas, baseadas no respeito e tolerância, o que faz parte do processo legislativo. Quirino enfatiza que, em relação ao resgate de autonomia política, os deputados de situação têm sabido tomar decisão.
"Na verdade, somos uma Casa independente. A gente procura apoiar, como é o meu caso, que sou da base, os bons projetos que vêm do Executivo. Mas temos toda liberdade para questionar situações que podem trazer algum tipo de problema, não só para a Alego, como para a sociedade, principalmente. Aqui, há independência, liberdade. O presidente Bruno nos dá essa condição e ouve nossa opinião. Há um diálogo muito aberto entre oposição e situação, diálogo transparente, respeitando as posições”, afirma o parlamentar.
Ricardo Quirino avalia, também, o seu trabalho no primeiro semestre de 2023. “Destaco a criação da Ouvidoria do Idoso e da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa. Apresentamos vários projetos para aumentar essa rede de proteção aos idosos. Isso foi muito bem avaliado pelos nossos companheiros. Então, tenho que agradecer e dizer que, no primeiro semestre, o trabalho foi extremamente positivo e o cumpri de cabeça erguida”, finalizou.