Projeto institui política de turismo sustentável na região do Entorno
Instituir em Goiás a Política de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Entorno do Distrito Federal. Esta é a proposta do projeto de autoria do deputado André do Premium (Avante), protocolado na Alego com nº 1190/23, que se encontra atualmente em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuído para relatoria ao deputado Mauro Rubem (PT).
Em suas justificativas, o autor explica que o objetivo da proposta é realizar o turismo de maneira sustentável, bem como propor ações de infraestrutura e a criação de novos atrativos turísticos. “Segundo o Observatório da Goiás Turismo, a atividade turística tem se mostrado cada vez mais importante para a geração de empregos e renda, em nível regional e local, e tem contribuição relevante na economia goiana”, explica o deputado.
De acordo com o parlamentar, o crescimento do turismo se dá por diferentes fatores, tais como: questões ambientais, avanços tecnológicos, mudanças políticas, entre outros elementos que influenciam na vida social e econômica das populações locais. Assim, a participação das comunidades nas atividades de planejamento e desenvolvimento do turismo é que promoverá um desenvolvimento sustentável.
André do Premium defende ainda que o avanço da qualidade ambiental nasce do conceito de desenvolvimento sustentável que possibilita a junção com o econômico e social. Segundo ele, a partir dessa perspectiva, as políticas de extensão do turismo devem associar a proteção ambiental, a eficiência econômica e a justiça social. Assim sendo, a responsabilidade socioambiental aparece como um imponente diferencial competitivo para organização do setor turístico, que, ao praticar o turismo sustentável, favorece o desenvolvimento econômico e socioambiental das comunidades.
“Portanto, o objetivo geral instituído nesse plano se dá em ampliar o fluxo de turistas que se deslocam as regiões, sobretudo em função do segmento do ecoturismo, o qual deverá ser o referencial de governo para a implantação de um turismo sustentável no entorno do Distrito Federal”, conclui o deputado.