Veter Martins projeta premiação para bons alunos de escola pública
O deputado Veter Martins (Patriota) pleiteia, por meio do projeto de resolução nº 1311/23, instituir em Goiás o “Prêmio Estudante Olímpico", a ser conferido pela Assembleia Legislativa aos estudantes goianos de escolas públicas que tenham representado o Brasil em olimpíadas científicas. O objetivo, conforme a propositura, é reconhecer o esforço e a dedicação dos alunos, bem como incentivar a participação em campeonatos.
De acordo com o texto, a proposta é para que o prêmio, que consistirá na entrega de um diploma confeccionado para este fim, contendo o brasão da Alego, acrescido do nome do estudante, seja concedido em três categorias: o nível 1 voltado para o sexto e sétimo anos do ensino fundamental; nível 2 para o oitavo e nono anos do ensino fundamental; e nível 3 para ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).
Caso a matéria, que encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), seja aprovada pelo Parlamento goiano, a premiação será entregue de forma anual, em solenidade a ser realizada na Casa de Leis, sob a presidência da Comissão de Educação, em data próxima ao Dia do Estudante.
Na justificativa, o legislador anota que sua proposta foi inspirada no Projeto Movimento Meninas Olímpicas desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenado pela professora Nara Martini Bigoli, e alterado para abranger todos os estudantes.
“Podemos exemplificar e justificar essa iniciativa com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que busca estimular o estudo da matemática”, salienta Martins, com a afirmativa de que a proposta está em consonância com o projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras.