Ícone alego digital Ícone alego digital

Prado quer instituir o mês “Julho Dourado” para conscientização sobre vacinação dos animais

03 de Agosto de 2023 às 09:00

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o projeto de n° 1315/23, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que propõe instituir o mês "Julho Dourado", dedicado à conscientização sobre a vacinação dos animais para prevenção de  zoonoses.

A matéria estabelece que o mês preconizado contará com ações educativas, especialmente nos meios de comunicação, e com a afixação de cartazes e folhetos educativos em órgãos públicos, realização de eventos, palestras e campanhas de vacinação. As ações serão desenvolvidas por meio da colaboração entre o poder público estadual e a sociedade civil. O símbolo do mês a que se refere será um laço na cor dourada.

Em justificativa o parlamentar lembra que as zoonoses são doenças infecciosas e parasitárias, transmissível entre animais vertebrados, invertebrados e seres humanos, representando risco significativo para a saúde pública. Desta forma, a vacinação dos animais desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças, tanto para os animais quanto para os humanos.

“Ao vacinar os animais de estimação, como cães e gatos, contra doenças como raiva, leptospirose e parvovirose, evitamos que se tornem fontes de infecção para os seres humanos. Além disso, a vacinação em massa contribui para a erradicação de doenças em populações animais, protegendo a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas”, explica Eduardo Prado.

O deputado ressalta que, atualmente, têm sido adotadas ações de âmbito mundial para o enfrentamento de problemas graves de saúde pública. São exemplos as campanhas denominadas "Outubro Rosa", que representa a prevenção ao câncer de mama, e o "Novembro Azul", a de prevenção de câncer de próstata. “O mês denominado 'Julho Dourado' seguirá essa tendência e é uma oportunidade para lembrar a população sobre a importância da vacinação e os riscos das zoonoses”, conclui.

O texto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e a relatoria é do deputado Lincoln Tejota (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.