Atletas concluem em Aruanã os 310 km da 30ª Caminhada Ecológica
Após uma longa caminhada de cinco dias, os 30 atletas da 30ª edição da Caminhada Ecológica chegaram ao seu destino. A chegada na cidade de Aruanã ocorreu às 17 horas da tarde de sábado, 29. O pelotão foi recepcionado na entrada da cidade pelo governador Ronaldo Caiado (UB), o ministro do Turismo, Celso Sabino (UB-PA), o prefeito do município, Hermano de Carvalho (PSDB), o deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) e o deputado Federal Zacharia Calil (UB-GO).
A 30ª Caminhada Ecológica contou, este ano, com a parceria da Assembleia Legislativa, que prestou apoio institucional e segurança, além da participação dos parlamentares. O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), elogiou a iniciativa, ponderando sobre a importância da ação na preservação ambiental. O parlamentar ressaltou que o Cerrado é o bioma de maior biodiversidade no mundo e chama a atenção para a necessidade de se preservar as espécies nativas.
Peixoto evidenciou o empenho do Parlamento goiano na defesa do meio ambiente. “Nós, do Poder Legislativo, temos trabalhado nesse sentido, oferecendo todo o respaldo às ações voltadas para a sustentabilidade e para o cuidado com o nosso meio ambiente e por isso, neste ano, a 30ª edição da caminhada terá todo o nosso apoio. Estamos juntos nesse projeto e de mãos dadas por essa causa.”
Coordenador-geral da Caminhada Ecológica desde a primeira edição, em 1992, o professor Antônio Celso, 77 anos, disse que o evento foi ganhando espaço na comunidade ao longo de suas realizações e ressaltou o quanto isso é importante para a preservação ambiental. “Hoje, o respeito com que as pessoas veem esse movimento da caminhada é perceptível ao longo da rodovia. As pessoas buzinam, acenam. Ao longo dos 30 anos dos quais estive à frente desse projeto, percebi a mudança substancial no comportamento das pessoas em relação à preservação ambiental. O esforço desses atletas, durante esses cinco dias, é uma sementinha plantada e irrigada ao longo de muitos anos, com muito suor."
Celso agradeceu ao apoio que a Caminhada Ecológica recebeu este ano. Ele relembra que a primeira edição do percurso foi realizada com dois veículos e apenas oito acadêmicos do curso de educação física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Hoje, ele ressalta a melhora significativa da estrutura, que contou com 70 pessoas na equipe de apoio direto aos atletas.
Outro ponto destacado pelo professor é quanto à preocupação em relação à integridade física dos atletas. “Temos que ter cuidado com eles, para que nada de ruim aconteça. Esses atletas estão aqui como voluntários. Após as inscrições, ocorrem etapas de seleção até chegar nos 30 atletas, que recebem o convite para caminharem".
Antônio Celso pontua que a Caminhada Ecológica é um laboratório vivo e a céu aberto e rendeu inúmeros trabalhos de pesquisa. “A mensagem do projeto é a preservação ambiental. Percorrendo esse trajeto, muitos dados são levantados pela equipe de pesquisa. Isso é de vital importância para garantir esse cuidado com a natureza”, concluiu.
Entretanto, muito ainda deve ser feito, especialmente quanto ao cuidado com a fauna local. Basta percorrer poucos quilômetros na rodovia para perceber a quantidade de animais silvestres mortos no acostamento, a maioria vítima de atropelamentos.
Turismo
Os atletas chegaram na entrada da cidade por volta de 16h30 de sábado, e foram recepcionados pelo governador Ronaldo Caiado, que os parabenizou pela inciativa e destacou a importante mensagem da Caminhada Ecológica. “Uma das características da temporada de férias em Aruanã é essa caminhada. Isso mostra que Goiás é um estado que sabe preservar e fazer turismo. A parte educativa tem funcionado. As pessoas não vão destruir nossos rios. Estão tendo cuidado com a praia, com as cidades, mantendo-as limpas”, disse.
O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, que enfatizou o empenho do governo de Goiás em oferecer, cada vez mais, o turismo ecológico. “Estou muito feliz em poder estar no encerramento da 30ª edição da Caminhada Ecológica. Abraço a todos os membros que vieram de Trindade".
Ele também salientou a força do turismo em Goiás e apontou a localização estratégica como um diferencial. “O Brasil inteiro pode conhecer as belezas naturais e ecológicas desse Estado. O turismo vai trazer muito riqueza para Goiás, vamos juntos de mãos dadas, governo federal, governos estadual e municipais, fortalecer nossa economia”, finalizou.
O prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho, recebeu pelo 17º ano a Caminhada Ecológica. Ele parabenizou os atletas e toda a equipe que possibilitou mais uma edição e agradeceu pela causa defendida. “Muito obrigado por estarem aqui defendendo a questão ecológica, de Aruanã, de Goiás e do planeta. Que vocês jamais desistam das questões ecológicas, pois elas são a sustentação do nosso planeta".
O deputado Coronel Adailton (Solidariedade), presidente da Comissão de Turismo do Parlamento goiano, falou de sua satisfação por contar com pessoas tão empenhadas na defesa do meio ambiente, que é estritamente ligada ao turismo goiano. “Fazer turismo ecológico, com parceiras tão importante, é fundamental para caminharmos para frente e fazer cada vez melhor, engrandecendo nosso Estado.”
Linha de chegada
A entrada da cidade estava repleta de familiares e amigos que aguardavam ansiosos a chegada dos 30 atletas. Ao avistarem o pelotão, a euforia da multidão contagiou o ambiente com um clima de alegria e superação. Lágrimas e gritos de hurras também fizeram parte da festa de recepção.
Idelfonso Ferraz de Lima tem 65 anos de idade e participou da Caminhada Ecológica pela 16ª vez. Ao chegar na entrada da cidade, logo foi abraçar seus familiares, o momento mais aguardado, segundo ele. “A chegada aqui é muito emocionante. Em primeiro lugar, temos de agradecer a vontade de Deus por dar tanta força para gente. E quando chegamos aqui, podemos encontrar nossos parentes aguardando com um sorriso no rosto.”
Por fim, ele agradeceu à equipe de apoio e aos colegas de caminhada. “Nossa equipe é muito unida, ninguém fica para trás. É todo mundo junto e isso também dá força para continuarmos. E agradecer também pela pessoa que oferece água, os policias que fazem nossa segurança e todo mundo que vem e apoia nossa caminhada.”
Idelfonso disse que, apesar das dificuldades do trajeto, a beleza da paisagem é um diferencial. “É muito amor pela natureza, pelo Cerrado. As árvores, os pássaros, esse rio. Tudo é maravilhoso. Aliás, esse que é o melhor momento da caminhada, a descida no rio".
Após serem recepcionados pelo governador na entrada da cidade, o pelotão seguiu rumo ao porto de Aruanã, para o tradicional mergulho no Rio Araguaia. A banda do Corpo de Bombeiros de Goiás acompanhou o trajeto dos atletas por toda a cidade, assim como o governador Ronaldo Caiado e crianças indígenas da etnia Karajá. Uma multidão de turistas se apertava por entre os espaços na tentativa de ver, mesmo que por um vislumbre, a passagem dos 30 caminhantes.
Ao chegarem no porto, os atletas foram chamados nominalmente para aguardar na linha de chegada. Assim que os 30 nomes foram chamados, o pelotão cruzou a fita e correu rumo às águas refrescantes do rio Araguaia. Depois de se enxugarem, foram condecorados com o troféu e a medalha da 30ª edição da Caminhada Ecológica. A sensação de dever cumprido é unanimidade entre os atletas e, apesar dos pés doloridos, o sorriso no rosto e o olhar de satisfação não deixam dúvidas de que lutar pelo meio ambiente é gratificante.
Ao longo do trajeto durante os cinco dias, os deputados Cristiano Galindo, Ricardo Quirino, Coronel Adailton, Charles Bento deram suporte em todas as cidades por onde os atletas passaram.
Atletas participantes:
Adenir José Santana
André Luiz Gomes
Carlos de Souza Santana
Célio Januário
Claudian Rocha de Carvalho
Deivid Germano Silva Santos
Erinaldo Nogueira de Oliveira
Esmeraldo da Silva Filho
Euzimar Silvania da Silva
Fernando Rodrigues Araújo
Gilberto Tassara Dias
Guilhermina Martins Arantes
Idelfonso Ferraz de Lima
Izione Xavier Roduvalho
Jeane Martins de Souza
João Batista Pereira de Souza
João Batista Silva
Joaquim dos Santos Moura
Lilian da Silva Lemes Santos
Luiz da Cunha Lourenço Silva
Marcelo Marciano de Oliveira
Maria Lucilene Reges de Oliveira
Patrícia Gomes Fonseca
Pedro Henrique Vilela de Aguiar
Rosana Correa Costa
Reginaldo Alves de Lima
Sandra Luiza Rodrigues Belchior
Sebastião dos Reis Santos
Silveliton Martins da Silva
Suédina Gouveia de Assis