Dia Estadual do Sociólogo é oficializado em Goiás
De autoria do deputado Karlos Cabral (PSB), foi sancionada a Lei Estadual nº 22.133, originalmente projeto de lei n° 734/23, que institui o Dia Estadual do Sociólogo.
A data escolhida é 10 de dezembro porque representa o dia em que foram definidas as competências, as condições para habilitação e as exigências legais para o exercício da profissão de sociólogo, por meio da Lei n° 6.888, de 1980. Na justificativa, Karlos Cabral aponta que “os sociólogos são profissionais dedicados ao estudo da sociedade, voltados para a compreensão das relações e interações entre os indivíduos e as estruturas sociais” e que “sua atuação é fundamental para a compreensão dos problemas e desafios da sociedade contemporânea e para a formulação de políticas públicas e intervenções sociais”.
Na esfera pública, o sociólogo pode ser um importante colaborador no desenvolvimento de políticas sociais que atendam as demandas da população. A partir de suas pesquisas e análises, o sociólogo pode identificar as principais necessidades e carências dos grupos sociais mais vulneráveis, “contribuindo para o planejamento e implementação de ações que promovam a inclusão e o desenvolvimento social”, completa Cabral.