Prevenção
A campanha de prevenção contra diabetes na Assembléia Legislativa já motivou mais de 120 servidores da Casa. A coleta é realizada das 7h30 às 11 horas e tem o como objetivo de beneficiar todos os servidores e seus dependentes diretos.
Idealizada pela Divisão de Saúde e Promoção Social da Casa, a campanha começou no último dia 31 e termina hoje. A coleta de sangue para a dosagem de glicose é feita apenas pela manhã, porque o servidor precisa estar de jejum de oito horas antes do doar sangue.
Marcélia Porfírio adianta que os pacientes que tiverem taxa de açúcar acima de 100 mg por litro de sangue serão encaminhados para tratamento. A campanha está inserida nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 31 de março. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 50% dos diabéticos não sabem que possuem a doença.
Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que há 11 milhões de diabéticos no Brasil, o equivalente a 5% da população. Há basicamente dois tipos de diabetes: a de tipo um, mais comum em jovens; e a mellitus – ou tipo 2 – que se desenvolve em pessoas acima de 35 anos.
Chefe da Seção de Laboratório, Maria Antônia Pereira Silva lembra que as pessoas que vão fazer a coleta de sangue para verificar o índice glicêmico – a quantidade de glicose no sangue – devem se abster de alimentação antes de dormir, na noite anterior.
A Divisão ainda acrescentou que vai realizar uma série de campanhas preventivas ao longo de 2008, como câncer ginecológico e próstata.