Presidência promove sessão solene, nesta quinta-feira, 3, comemorativa ao Dia do Agricultor

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), promoverá, na manhã desta quinta-feira, 3, sessão solene extraordinária para entrega do Certificado de Mérito Legislativo em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado anualmente dia 28 de julho. Na ocasião, diversas personalidades receberão a honraria. Em parceria com a Emater, também será aberta, ainda pela manhã, uma Feira da Agricultura Familiar, que ficará aberta ao público até o final do mês.
A prática de cultivar a terra é uma importante atividade econômica para o Brasil. É através da agricultura que a produção de alimentos e algumas matérias-primas incrementa a alimentação em escala global. Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, o agricultor é responsável pelo manejo do solo, semeadura e colheita da safra, além de cuidar ocasionalmente de algumas espécies de animais, como aves, suínos e bovinos.
Não existem requisitos obrigatórios para se tornar agricultor e a prática é classificada em cinco tipos: agricultura tradicional, moderna, familiar, comercial e orgânica, podendo ser praticada nos modelos extensivo, isto é, com técnicas tradicionais e foco na subsistência familiar ou intensivo, com uso de técnicas modernas e foco na produção em larga escala. Entretanto, cursos como agronomia, agroecologia e engenharia agronômica são associados à prática.
A homenagem se justifica pela importância econômica da atividade para o PIB brasileiro, considerado a base da economia nacional, além da contribuição do País na alimentação de diversos países do mundo. A sessão ocorrerá às 9 horas e terá local no Plenário Iris Rezende.