Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego e Emater realizam a 1ª Feira da Agricultura Familiar

03 de Agosto de 2023 às 10:00

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), abriu na manhã desta quinta-feira, 3, a 1ª Feira da Agricultura Familiar. O evento tem espaço no salão principal do Palácio Maguito Vilela, com produtores de diversos municípios goianos, e quem visitar o local poderá comprar alimentos como doces, frutas, panificados, artesanatos, entre outros.

O objetivo da feira é promover a agricultura familiar e mostrar para a sociedade a importância da atividade na garantia da segurança alimentar. O evento serve, também, para divulgar programas e ações realizados pela Emater, que assiste as famílias rurais em todo o território goiano, fazendo o acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, além de trazer informações sobre a adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, objetivando geração de renda.

A Emater está presente em todo o Estado, dando apoio para alavancar a produção dos pequenos e médios e até dos grandes produtores, ajudando a melhorar o valor do produto agregado e a qualidade. A instituição realiza programas e projetos de acesso ao crédito rural, além de promover o desenvolvimento social através do Emater Mobi, aplicativo que ajuda a encurtar a distância entre a agência e os produtores rurais goianos.

A pesquisadora da Emater, Janeth Pacheco, informa que são vários projetos de pesquisa feitos pela agência, que contribuem para alavancar a produção, e alguns exemplos são o pequi sem espinho, a multiplicação rápida da mandioca, o melhoramento do milho, o horto medicinal, entre outros.

Mauro César Rodrigues, extensionista rural da agência, diz que são mais de 300 mil famílias atendidas. “O acompanhamento é normalmente feito através das visitas às comunidades. O técnico entende a necessidade do produtor, faz uma avaliação inicial e depois o acompanhamento para ver a evolução.”

O estande está disponível para visitação até esta sexta-feira, 4, e além da feira, a Emater realiza uma exposição dos principais produtos ofertados pelo setor em Goiás, como o licor de jenipapo e o pequi em conserva.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.