Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretário fala da importância do crédito rural para os produtores em Goiás

03 de Agosto de 2023 às 10:30

Durante sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia do Agricultor, o secretário de agricultura, pecuária e abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, fez uso da palavra e explicou que a agricultura familiar corresponde à maioria das propriedades rurais no estado de Goiás.

Segundo o secretário, o último censo do IBGE registrou aproximadamente 15,2 mil propriedades rurais, dentre as quais, 63% são da agricultura familiar, e esse segmento tem sido essencial não só para o abastecimento, controle de preços de produtos que chegam à mesa dos consumidores, mas também para os resultados econômicos, como PIB do Estado de Goiás, que tem apresentado indicadores de crescimento que correspondem aos indicadores de crescimento de países asiáticos.

Pedro lembrou que esse crescimento se deve graças às políticas públicas que o segmento tem recebido pelas mãos dos extensionistas rurais da Emater, dos pesquisadores que são os agentes públicos responsáveis pela condução de todas as políticas públicas e que têm sido elaboradas e executadas pelo governo do estado de Goiás.

“Graças ao trabalho extremamente profícuo dos extensionistas rurais a gente conseguiu superar todas as metas de cadastramento com os produtores rurais, que é essencial para apoiar a agricultura familiar no seu momento mais importante da cadeia produtiva que é a comercialização”, afirma.

O secretário também agradeceu a efetiva participação e contribuição da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, a quem o cumprimentou em nome da sua representante Ayana Abrão. Pedro explanou que Gracinha presidiu o conselho do fundo que protege e de onde provêm todos os recursos que permitiram a execução de vários programas que são fundamentais aos agricultores familiares

O secretário ainda relatou que, para que a agricultura familiar possa de fato realizar  investimentos necessários nos seus sistemas produtivos, é extremamente importante o crédito rural. “O crédito rural é facilitado pelos agentes extensionistas da Emater e associado com assistência técnica, de forma que o produtor da agricultura familiar aplique esses recursos de maneira assertiva e tendo como resultado a melhoria da renda dessa unidade produtiva”.

Pedro finalizou seu discurso, ressaltando a importância do trabalho dos extensionistas no fomento ao cooperativismo, o qual que segundo ele é essencial à agricultura familiar e uma prerrogativa necessária dos pequenos produtores. "Nosso desejo é que a agricultura familiar possa  se organizar em suas formas coletivas, sejam elas formais ou não, através de cooperativas ou associações, para que esses produtores possam ser competitivos em  suas atividades, podendo comprar seus insumos  em escala, com preço de mercado e vender os seus excedentes com qualidade e padronização”, conclui.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.