José Machado apresenta, em Plenário, proposituras que trazem benefícios para os portadores de diabetes tipo 1

Sempre preocupado com a saúde da população, o deputado José Machado (PSDB), que também é médico, apresentou nessa quinta-feira, 3, dois projetos de lei com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de diabetes tipo 1 e minimizar o sofrimento desses pacientes.
O primeiro projeto estabelece que o laudo médico que atesta o diabetes Mellitus tipo 1 tenha prazo de validade indeterminado em Goiás. A iniciativa se justifica, segundo José Machado, porque evita a repetição desse procedimento, uma vez que a doença é crônica, com tratamento permanente e não tem cura.
“É comum que se exija das pessoas portadoras da diabetes tipo 1 a apresentação de laudo recente para que possa receber benefícios necessários para o tratamento da doença, como a insulina, seringas e agulhas para aplicação do medicamento e até o auxílio-doença pelo INSS, quando for o caso de complicações”, explicou o parlamentar.
Cuidado com as crianças e jovens diabéticos
O segundo projeto trata da monitorização de diabéticos tipo 1 nas escolas da rede pública de ensino. O objetivo da proposta é identificar esses alunos para proporcionar a eles bem-estar, segurança e bom acolhimento no ambiente escolar.
A intenção é conscientizar os estudantes sobre a importância da identificação e controle da doença, bem como capacitar os professores, por meio de cursos e palestras, para auxiliar nessa identificação e controle da diabetes. Os professores poderão ajudar esclarecendo sobre os principais sintomas, medicamentos usados, importância da alimentação e atividade física e, ainda, orientações sobre leis que garantem os direitos dos diabéticos tipo 1.
O projeto também pretende obrigar os pais ou responsáveis a comunicar a escola se o aluno possui a doença. Por outro lado, a escola deverá firmar parceria com as unidades de saúde básica para fins de avaliação, diagnóstico, atendimento, tratamento e monitorização dos alunos com diabetes tipo 1.