Agosto Lilás: Alego faz campanha de conscientização para o combate da violência contra a mulher
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza nesta terça-feira, 08, às 18h30 um ato simbólico de acender as luzes na explanada externa da Casa, com o intuito de conscientizar sobre o combate à violência contra as mulheres. O evento é uma realização da Procuradoria da Mulher. Na ocasião, acontecerá um show com a cantora Emi Santos.
O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres por meio da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
A campanha, instituída pela Lei 14.448/22, determina que União, estados e municípios devem promover no período ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.