Sete deputados apresentam requerimentos e projetos de lei
Na apresentação de matérias da sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 9, sete deputados expuseram requerimentos e matérias.
Antônio Gomide (PT) apresentou um requerimento pedindo empenho, tanto do Ministério da Saúde quanto da Secretaria Estadual da Saúde, para que seja implementada unidade do SAMU no município de Edéia. A unidade já estaria pronta e com equipamentos à disposição, faltando sua abertura, afirma o parlamentar.
Henrique César (PSC) apresentou dois projetos de criação de comendas: a Comenda Pastor Albino Gonçalves Boaventura e a Comenda do Bispo Abigail Carlos de Almeida.
Pela deputada Dra. Zeli (UB) foi exposto requerimento para que seja reconhecido como patrimônio cultural e imaterial goiano a festa em honra a São Francisco de Assis, realizada anualmente em outubro. Outro requerimento da deputada solicita a inclusão, no calendário cívico, cultural e turístico estadual, do Valparaíso Rodeio Show, realizado em junho.
O deputado Fred Rodrigues (DC), por sua vez, apresentou matéria propondo Título de Cidadania Goiana para Michelle Bolsonaro, para a qual colheu, até o momento, mais de 30 assinaturas.
André do Premium (Avante) apresentou dois projetos de lei voltados aos consumidores: um dispõe sobre prazo de documentação de cobrança, e o outro dispõe sobre o direito do consumidor de obter dos órgãos de proteção ao crédito informações sobre a restrição que o negativou.
Da parte de Veter Martins (Patriota) foram expostos dois requerimentos e dois projetos de lei. Um dos expedientes foi enviado ao presidente da Goinfra pedindo duplicação e a 3ª faixa em trecho da GO-139 até a GO-217, e o outro parabeniza o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos França, pelos 150 anos do tribunal. Os projetos de lei, a seu turno, dispõem um sobre a colocação de etiquetas em Braille em peças de vestuário, e o outro assegura prioridade aos idosos em serviço de delivery de medicamentos.
Já o deputado Mauro Rubem (PT) lamentou o falecimento de Ronan Manzi, pai do ex-presidente do Sindsaúde de Goiás, Ricardo Manzi.
Por fim, foram apresentados por Coronel Adailton (Solidariedade) quatro projetos de lei do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), que são os seguintes: o primeiro deles dispõe sobre o reconhecimento, como patrimônio cultural e imaterial, da festa Totus Tuus, celebração da fé católica; o segundo propõe incluir no calendário cívico, cultural e turístico a Festa de Nossa Senhora da Abadia, realizada em Nova Aurora; o terceiro propõe inserir no circuito turístico cultural estadual o carro de boi; o quarto, por fim, confere ao município de Damolândia o título de capital do carro de boi.