Parlamentares apoiam reabertura de farmácia do HMA
A reabertura da farmácia do Hospital de Medicina Alternativa ganhou apoio da Assembléia Legislativa.
Vinte parlamentares assinaram, na tarde desta quarta-feira, requerimento do deputado e líder do PT, Mauro Rubem, solicitando que o Governo do Estado libere R$ 40 mil para o Hospital de Medicina Alternativa.
Mauro Rubem explica que a verba será destinada a reformas das instalações, bem como a aquisição de equipamentos para a farmácia do Hospital de Medicina Alternativa, que está fechada há dois anos.
O Hospital de Medicina Alternativa completou 20 anos de "prática de saúde integrada, inclusive com fornecimento de medicamentos".
Nos últimos dois anos de funcionamento, a farmácia do Hospital de Medicina Alternativa produziu quase 30 mil fórmulas de fitoterápicos entregues gratuitamente para os pacientes da unidade. Ele lembra que o Hospital de Medicina Alternativa trabalha não somente com o tratamento de doenças, mas com mudanças de hábitos dos pacientes.
Diretor-técnico do Hospital, Fausto Pofahl considera de suma importância o debate proposto por Mauro Rubem sobre o trabalho realizado pela unidade nos últimos 20 anos. "Para reiniciar os trabalhos da farmácia é preciso uma legislação específica junto à Portaria 971, de março de 2006, que implantou o uso de plantas medicinais no SUS, mas não contemplou a medicina aplicada no HMA", explicou.