Ícone alego digital Ícone alego digital

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado, corretores de imóveis foram homenageados pela Alego nessa 4ª-feira

17 de Agosto de 2023 às 07:00
Crédito: Carlos Coista
Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado, corretores de imóveis foram homenageados pela Alego nessa 4ª-feira
Sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis e de entrega de Certificado do Mérito Legislativo

Por proposta do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene em celebração ao Dia do Corretor de Imóveis, na noite dessa quarta-feira, 16. A data, instituída em função da lei que regulamentou a profissão no dia 27 de agosto de 1962, foi celebrada com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo para 120 profissionais da área.

A sessão solene no Plenário Iris Rezende Machado foi comandada por Prado, que justificou a homenagem pelo importante papel que os corretores desempenham na sociedade. “Ser corretor de imóveis vai muito além de intermediar compra, venda, permuta, locação, administração e avaliação de imóveis. Os corretores são guias em uma jornada que envolve mais que uma transação comercial, mas sim um misto de confiança, respeito e fidelidade. Esses profissionais merecem toda credibilidade e reconhecimento”, destacou.

Na mesa de trabalhos, além de Eduardo Prado, estavam: o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 5ª Região (Creci-GO), Eduardo Coelho Seixo de Britto; o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de Goiás (Sindimóveis-GO), Geraldo Dias Filho, que representou o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, Marcelo Baiochi; e o corretor de imóveis Jules Mikael.

Em seu discurso, Prado lembrou que tem uma longa história na defesa do consumidor, tendo comandado a Delegacia de Defesa do Consumidor por cinco anos e, agora, está na vice-presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Alego. Por isso sabe da importância da profissão do corretor, para a segurança, para o sonho e a proteção das pessoas.

Realizando sonhos

“Dizem que o maior sonho do brasileiro é conquistar a tão esperada casa própria. Muitos investem o fruto do trabalho duro para conseguir realizar esse sonho. Moradia digna é segurança, é ter herança para deixar para as gerações, é ter sempre para onde voltar. Os profissionais corretores são os agentes facilitadores da realização do sonho”, argumentou.

Prado falou das agruras enfrentadas pelos corretores nas suas rotinas de trabalho, como os altos e baixos, os riscos e instabilidades do mercado e ainda a responsabilidade de fazer seus próprios salários. “Nosso reconhecimento a todos vocês, ao conselho, ao sindicato, a todos que defendem os corretores do nosso Estado. Hoje é dia de honra. Essa Casa de Leis os recebe com alegria e os homenageia pelos seus esforços e geração de riqueza, que fazem de Goiás um Estado cada vez mais forte.”

Em seguida, o presidente do Creci-GO fez uso da palavra. Ele afirmou que as personalidades mais importantes na sessão são os corretores e corretoras, que ajudam a mostrar ao mercado imobiliário que ele precisa desses profissionais. Segundo Britto, quando assumiu o Creci Goiás, ouvia muitas reclamações sobre a prestação de serviço dos corretores. E, preocupado com essas críticas, decidiu que mostraria a importância do corretor para a sociedade, mas também buscaria a capacitação desse profissional.

Dentro dessa visão, informou o dirigente classista, o conselho já realizou mais de 400 cursos, palestras e seminários. “Isso tudo com o intuito de preparar o corretor de imóveis para esse mercado cada vez mais exigente. Cliente não aceita mais amador para atendê-lo, colegas. Nós temos que estar preparados para esses clientes que cada vez mais exigem qualidade na prestação de serviço”, afirmou Britto.

Valorização da mulher

O presidente do Creci ainda falou que a atual gestão tem tido um olhar mais atento para as mulheres que atuam na profissão, que já são 40% da categoria em Goiás. Segundo ele, a regional foi a primeira, no Brasil, a criar o Creci Mulher, editando até uma cartilha para combater o assédio na profissão.

Falando na sequência, o presidente do Sindimóveis-GO afirmou que estava discursando como sindicalista, alguém que defende a profissão. Ele lembrou que a entidade foi criada em 1947, a pedido do governador Pedro Ludovico, para vender Goiânia. “Se não fosse o nosso sindicato, que organizou os profissionais para vender Goiânia, ela não seria hoje o que é. (...) A cidade só vira cidade se tiver o corretor de imóveis”, disse.

Apesar dessa importância, Geraldo Dias Filho alegou que menos de 50% das transações imobiliárias são feitas sem a intermediação dos profissionais. Para mudar essa realidade, as entidades representativas da categoria estão unidas, falando a mesma língua. Ele ainda anunciou que o sindicato está buscando o fortalecimento da categoria para chegar a esse resultado. “O sindicato está forte, porque estamos sob o guarda-chuva da Federação do Comércio de Goiás. A nossa campanha Corretor Forte vai ser iniciada agora, criamos o prêmio Top Corretor de Imóveis e vamos a nossa confraternização.”

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, o corretor de imóveis Jules Mikael falou em nome dos homenageados. Segundo o profissional, mesmo sendo engenheiro formado, foi a carreira de corretor que transformou sua vida e de seus familiares. E disse que a profissão faz a diferença e também muda a vida dos clientes e de outras pessoas, que são afetadas pelo trabalho de um corretor, desde o dono da construtora que levanta um prédio até o comerciante que vende refeições para os operários de uma obra.

Para Mikael, os colegas de profissão ajudam os clientes a fazerem bons investimentos, quando adquirem imóveis, independentemente da compra ser para moradia ou não. “Quando ele compra imóvel, ele vai ganhar dinheiro. Se você olhar o mercado de 2019 e o de agora, quem comprou fez o melhor negócio da vida dele. E vocês são os responsáveis por isso. Nós somos pessoas fundamentais nesse mercado.”

Após o discurso do representante da categoria, os outros profissionais também foram agraciados com a comenda.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.