Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento goiano sedia encontro com foco no fortalecimento das comunidades terapêuticas

18 de Agosto de 2023 às 15:26
Crédito: Denise Xavier
Parlamento goiano sedia encontro com foco no fortalecimento das comunidades terapêuticas
Reunião da Comissão de Políticas Sobre Drogas com as Associações do 3° Setor

Por iniciativa do deputado Julio Pina (Solidariedade), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou, na tarde desta sexta-feira, 18, uma reunião com foco na análise das atuais políticas públicas relacionadas às drogas, bem como as atividades exercidas pelas comunidades terapêuticas de todo o Estado. Ao todo, 33 representantes de diferentes comunidades participaram do encontro.

O encontro contou com a participação de uma Comissão de Políticas Sobre Drogas e com associações ligadas ao terceiro setor. Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, o presidente da Associação Goiana de Comunidades Terapêuticas, Rodrigo Silva Santana, explicou que as comunidades são entidades de organização da sociedade civil que fazem acolhimento de pessoas com uso abusivo de drogas e que buscam ajuda para abandono desse vício. 

Pensando na manutenção desse trabalho, Santana destacou que o objetivo do encontro é garantir o fortalecimento do segmento junto ao Estado, especialmente junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). “Viemos aqui reivindicar à Saúde um novo chamamento público para credenciamento dessas entidades. A intenção é que o Governo possa financiar e ajudar essas entidades. Queremos ampliar os acolhimentos para essas pessoas em situação de rua, pessoas em situação de dependência química e outros que tanto precisam da nossa ajuda”, disse. 

O dirigente também destacou a importância da parceria já existente entre as comunidades com a Assembleia Legislativa. “A Alego é uma grande parceira na articulação das políticas públicas sobre drogas. É parceira também nesta articulação junto à Secretaria de Estado da Saúde para destinação de recursos e emendas. Isso nos garante melhorias das nossas entidades que precisam tanto do apoio do Estado”, explicou. 

O encontro, realizado no auditório 2 da Alego, contou também com a participação de representantes da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, do Conselho Municipal de Anápolis, do Fórum do Terceiro Setor, de igrejas, da classe médica e comunidades da Capital e do interior goiano.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.