Virmondes Cruvinel quer mais pesquisas colaborativas entre empresas e instituições de ensino
Impulsionar o progresso científico, tecnológico e econômico de Goiás. Esse é o objetivo do deputado Virmondes Cruvinel (UB), com o projeto nº 1586/23, o qual propõe instituir uma política estadual de incentivo à pesquisa colaborativa.
“Goiás tem um forte potencial para se tornar importante centro de inovação, com uma economia diversificada e universidades e instituições de pesquisa de destaque. No entanto, para realizar esse potencial, é necessário maior investimento em ciência, tecnologia e inovação, bem como a promoção de colaboração mais estreita entre os diferentes atores envolvidos”, explica o deputado.
Para isso, o texto pleiteia estratégias como um programa de financiamento para projetos de pesquisa; parcerias e acordos entre as instituições de pesquisa e as empresas e apoio à formação e capacitação.
Ou, ainda, a instituição do Prêmio Goiás de Inovação, destinado a reconhecer projetos de pesquisa colaborativa que resultem em contribuições significativas para a ciência, tecnologia e inovação.
O processo legislativo está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuído para relatoria de um dos membros do colegiado.