Ícone alego digital Ícone alego digital

Cultura pop e de periferia são homenageadas em sessão solene "diferente" na Assembleia Legislativa de Goiás

23 de Agosto de 2023 às 07:05
Crédito: Ruber Couto
Cultura pop e de periferia são homenageadas em sessão solene "diferente" na Assembleia Legislativa de Goiás
Sessão solene em homenagem aos DJs e produtores culturais goianos e entrega de Certificado do Mérito Legislativo.

Por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na noite dessa terça-feira, 22, sessão solene para entrega de Título de Cidadania Goiana e outras honrarias para homenagear disc jockeys (DJs) e produtores do segmento cultural.

Foi uma sessão diferente de todas as outras já realizadas pelo Poder Legislativo de Goiás. A solenidade e a sobriedade da rotina legislativa deram lugar à descontração, a trajes pouco convencionais e até a apresentação de dança de personagens de seriados de TV. Tudo isso no Plenário Iris Rezende Machado.  

O protocolo só foi seguido até a execução do Hino Nacional. Logo após houve a apresentação da berranteira Manuela Bueno Diniz, que, antes de tocar o instrumento recitou um versinho, bem ao estilo dos locutores de rodeio, tão comuns em nosso Estado.

Em seguida, dois dos homenageados da noite, DJ Jiraya Uai e DJ Wam Baster, fizeram apresentação musical, acompanhados, na dancinha, pelos personagens Chaves, Kiko e Fofão. Ao encerrar o número, Jiraya Uai sintetizou o simbolismo do evento da noite: “Hoje nós quebramos uma barreira gigantesca, que é o preconceito”.

Na sequência, Bruno Peixoto, que conduziu os trabalhos, iniciou a entrega das honrarias. O produtor cultural Santiago Ferraz de Maia  recebeu das mãos do presidente da Alego, o Título de Cidadania. A Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira foi concedida aos DJs Andrew da Silva Martins (DJ Jiraya Uai), Breno Roseno Paixão de Vasconcelos (DJ Breno Paixão), Carlos Henrique da Silva Oliveira (DJ Carlos Henrique), Fernando Cordeiro Pereira (DJ Wan Baster) e Gilberto dos Santos Encarnação Filho (DJ Low).

Segundo Bruno Peixoto, a homenagem foi em reconhecimento pelo entretenimento e a produção musical que os escolhidos dão ao Estado de Goiás, ao Brasil e ao mundo.  

Ao agradecer pela homenagem, DJ Jiraya Uai externou sua felicidade em participar daquele momento com tantos companheiros reunidos. “Vamos expandir cada vez mais a cena do eletrofunk e do eletrônico”.

O DJ Wan Baster também fez uso da palavra em nome dos homenageados com a Medalha Pedro Ludovico. E ressaltou as dificuldades vividas pelo movimento. “Não foi fácil chegar até aqui, mas vamos continuar firmes e fortes. Vamos levar nosso som adiante, todos juntos, para tornar não só regional, estadual, mas também mundial.”

Ruptura de preconceitos

O mais novo cidadão goiano, o produtor Santiago Ferraz, moçambicano de nascimento, também usou a tribuna para falar aos presentes. Segundo ele, o evento marca a ruptura de preconceito que o movimento enfrentou ao longo do tempo. E afirmou que a nova geração da música em Goiás, além do sertanejo, também já é conhecida pelo eletrofunk. “As pessoas, gostando ou não, essa é a verdade. E todos vocês fazem parte disso. E eu me sinto honrado, não só pelos meninos que são meus artistas, mas por todos vocês.”  

Por fim ele agradeceu o reconhecimento como cidadão goiano, ressaltando que foi a realização de um ideal pessoal antigo. “O sonho que eu tinha desde criança era conseguir ficar próximo do que meu pai é, que é meu ídolo, meu espelho, meu tudo. E hoje sou goiano como ele, que é goiano de Itaberaí. Então me sinto muito honrado por esse título que me deixou mais próximo do meu pai.”

Dirigindo-se aos homenageados, Bruno Peixoto agradeceu a presença de todos e reafirmou que o reconhecimento do trabalho e da cultura dos artistas DJs e MCs [mestres de cerimônias] configura superação de uma barreira. “E nós, temos sim, que homenageá-los porque estão levando o a cultura do Estado de Goiás, levando o nome do nosso Estado, das cidades goianas, para o Brasil, para o mundo. Hoje o público pede a presença de vocês.”

Peixoto lembrou da relevância do trabalho social desenvolvido por muitos artistas junto às suas comunidades. “Quantos de vocês têm ações nos bairros de nossa cidade, seja um estúdio de dança, seja um ponto de acolhimento e de apresentar uma arte. Então nós temos que reconhecer e parabenizar esse trabalho. Contem conosco para o que vocês precisarem. A Assembleia Legislativa é a casa do povo goiano, então, sintam-se em casa.”

Em seguida, os demais homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.