Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que define políticas de desenvolvimento para adultos com TEA avança na reunião da Comissão de Assistência Social

24 de Agosto de 2023 às 13:40
Crédito: Denise Xavier
Projeto que define políticas de desenvolvimento para adultos com TEA avança na reunião da Comissão de Assistência Social
Comissão de Assistência Social híbrida

A Comissão de Assistência Social do Parlamento goiano se reuniu nesta quinta-feira, 24, sob a presidência da deputada Vivian Naves (PP), para apreciação e deliberação de proposituras pertinentes ao tema. Em pauta, recebeu sinal verde do colegiado o projeto de lei nº 435/23, de autoria do líder do Governo, Wilde Cambão (PSD), que autoriza o Poder Executivo a garantir o diagnóstico e o tratamento de adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A matéria, relatada no colegiado pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), objetiva assegurar de forma eficaz o atendimento integral aos autistas, que deverão ser realizados pelos profissionais do ramo de psiquiatria, psicologia e médicos voltados para os aspectos de saúde mental. O intuito é de aprimorar as políticas públicas em defesa da população adulta com TEA, com inclusão dos direitos e benefícios dos mesmos, por se tratar de um transtorno genético que se perpetua ao longo da existência do indivíduo.

Também foi colocada em apreciação a propositura nº 5845/21, de autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), que propõe inserir, nos municípios goianos, o “Cartão do Bem”, em benefício às mães de baixa renda inscritas em programas socioassistenciais. As famílias contempladas serão as que apresentarem maior vulnerabilidade social de acordo com o Cadastro Único. O projeto foi relatado pelo deputado Lincoln Tejota (UB), cujo parecer pela rejeição foi acatado pelos demais membros do colegiado.

Distribuição de matérias

Durante o encontro foram distribuídas, ainda, quatro matérias à relatoria. São elas:

Projeto nº 311/23 - Autoria: Deputado Veter Martins (Patriota) - Determina que estabelecimentos de ensino das redes públicas e privadas disponibilizem cadeiras adaptadas para alunos portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida. Relator: Lincoln Tejota (UB).

Projeto nº 327/23 - Autoria: Deputado Fred Rodrigues (DC) - Dispõe sobre a atualização do cordão de girassol como símbolo para identificação da pessoa com deficiência oculta em Goiás. Relator: Wagner Neto (Solidariedade).

Projeto nº 403/23 - Autoria: Deputado Gugu Nader (Agir) - Institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo. Relator: Dra. Zeli (UB).

Projeto nº 603/23 - Autoria: Deputado Delegado Eduardo Prado (PL) - Institui a Política Estadual de Incentivo à Contratação de Trabalhador com Síndrome de Down. Relator: Lincoln Tejota (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.