Aprovada criação da Política Estadual de Fomento à Nova Agricultura no Estado de Goiás
O Plenário aprovou, em primeira votação, o projeto de lei n° 184/23. De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a matéria institui a Política Estadual de Fomento à Nova Agricultura no Estado de Goiás. O autor do projeto argumenta que o objetivo da matéria é promover a transição para sistemas de produção agrícola mais sustentáveis e eficientes, por meio da valorização de formas alternativas, como a agroecologia, a produção orgânica, a agricultura familiar, a agrofloresta, a utilização de energias renováveis e outras práticas que respeitem o meio ambiente e as comunidades locais.
A proposta também prevê a promoção da agricultura familiar, que é uma forma de produção conduzida pelo núcleo familiar, com o objetivo de produzir alimentos de qualidade e garantir a renda da família. O parlamentar argumenta que a modalidade é uma forma de promover a justiça social no campo, garantindo o acesso à terra e aos recursos naturais para as comunidades locais.
“A Política Estadual de Fomento à Nova Agricultura tem o objetivo de tornar a produção agrícola mais sustentável e eficiente, garantindo a produção de alimentos de qualidade e a preservação do meio ambiente”, justificou o propositor.