Ícone alego digital Ícone alego digital

Espaço cultural da Alego exibe curta-metragem premiado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

25 de Agosto de 2023 às 07:05
Crédito: Maykon Cardoso
Espaço cultural da Alego exibe curta-metragem premiado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Lançamento do curta Paris sem Luz

Em prosseguimento à programação da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), os servidores e visitantes puderam assistir, no fim da tarde desta quinta-feira, 24, a dois fimes curta-metragens no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela: "João de Barro - Arrastado Pelo Destino" e "Paris sem Luz – Os Olhos do Pavão", ambos do diretor Absair Weston.

Ao retornar do trabalho, João de Barro se depara com o cadáver de um homem e, junto dele, uma bolsa cheia de dinheiro. O jovem resolve subtrair o dinheiro, o que vai provocar uma reviravolta em sua vida. Esse é o enredo do curta "João de Barro...", que ganhou o prêmio de melhor direção de fotografia e melhor som, na Mostra do Cinema Goiano, na última edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado no mês de junho, na cidade de Goiás.

Já "Paris Sem Luz..." é um romance que conta a história da jovem Désirée, deficiente visual, que sonha em conhecer Paris, cidade natal de seu pai. Apesar da deficiência, Desirée é feliz e otimista. Quando Sérgio, namorado da jovem, promete realizar o sonho da moça, ele esbarra em um acontecimento que vai forçá-lo a colocar um inusitado plano em ação para que sua amada possa fazer a viagem.

Absair Weston diz que a proposta da obra é chamar a atenção para a questão da deficiência, tanto do ponto de vista da superação de dificuldades, apesar das limitações, quanto da importância de medidas que possam prevenir algumas doenças. "A roteirista do filme é minha filha, que se preocupa muito em entender o universo das pessoas com deficiência. E a personagem do filme ficou cega por conta de um glaucoma que não foi tratado. Então a gente chama a atenção também para esse aspecto. "Quantas pessoas poderiam ter evitado doenças e mesmo deficiências se tivessem feito a prevenção ou tido um tratamento precoce adequado?", indaga o diretor.

Diversidade cultural

A gestora de atividade culturais da Alego, Ana Rita, informa que a sessão de cinema integra a programação cultural da Casa, que tem trazido para a sede do Poder diversas manifestações artísticas, como exposições, shows musicais e lançamento de livros.

“Essa é uma noite muito especial com a exibição desses dois filmes. E a Casa se orgulha de ser um espaço também para a divulgação do audiovisual. Cada vez mais a sede da Assembleia Legislativa se consolida como espaço da arte, da cultura. E acreditamos que uma sociedade só cresce em cidadania com a arte e a cultura”, declarou Ana Rita.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.