Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto garante políticas públicas para pessoas com hemofilia em Goiás

04 de Setembro de 2023 às 11:45

O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou projeto de lei de nº 1654/23 com o objetivo de garantir atendimento, nos centros especializados ou em ambiente domiciliar, a todas as pessoas diagnosticadas com hemofilia no Estado de Goiás. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está sendo relatado pelo deputado Amauri Ribeiro (UB).

A hemofilia é um distúrbio genético hereditário que afeta a capacidade de coagulação sanguínea. Pessoas com hemofilia têm uma tendência aumentada a sangrar por um período de tempo prolongado após lesões ou cirurgias, devido à deficiência ou ausência de certos fatores de coagulação sanguínea. Normalmente, ocorre o sangramento interno, mas pode acontecer na pele, se provocado por algum machucado. 

O projeto em questão reivindica atendimento às pessoas com hemofilia nos centros especializados, aparelhados com equipes multidisciplinares capacitadas, que forneçam tratamento específico, prescrição de medicamentos, terapias de reposição de fatores e coagulação, enfim, todos os cuidados gerais e de outras especialidades necessários para promover a excelência do serviço da saúde pública. Quando determinado município não dispor de um centro especializado, o paciente deverá ser transportado por veículos custeados pelo Estado. 

Nos casos das crianças, adolescentes e jovens, por recomendação médica, deverá ser assegurado o direito ao ensino domiciliar, pois necessitam de cuidados especiais por não frequentarem regularmente as instituições pedagógicas presenciais. Para tanto, o ensino curricular seguirá as diretrizes estabelecidas pela legislação educacional vigente, com recursos do Estado para suporte técnico e pedagógico aos tutores responsáveis, desde materiais didáticos, recursos educacionais até apoio de profissional especializado. Outro avanço incluído dentro desta propositura é a equiparação dos direitos das pessoas com deficiência promovidos pelo Poder Público Estadual às pessoas com diagnóstico de hemofilia. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.