André do Premium quer tornar as corridas de rua Patrimônio Cultural de Goiás
O deputado André do Premium (Avante) é autor do projeto nº1683/23, que declara Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás as corridas de rua realizadas em todo o Estado. A justificativa é que a prática desportiva traz diversos benefícios à saúde humana, seja mental ou física.
“Dentre as várias modalidades desportivas e da prática de exercícios físicos, as corridas integram importante parcela dessas atividades, sendo o Estado de Goiás palco de inúmeras corridas e até mesmo caminhadas. Neste passo, temos que no Estado de Goiás já existem em torno de 60 corridas anualmente”, explica o parlamentar.
No mês de setembro, as corridas de rua acontecem nos dias 02/09, em Goiânia, com a realização da 5ª Maratona de Revezamento NC Extreme; 03/09 - Circuito das Estações - Inverno, também em Goiânia. Já no dia 10/09 acontece o 2° Circuito Itumbiarense de Corrida de Rua - 10/5km 5ª etapa, em Itumbiara. No dia 16/09, acontecem o Circuito Banco do Brasil 2023 - Etapa Goiânia e o ACIL em Movimento, em Luziânia. No dia 17/09, em Ceres, a Corrida e Caminhada Ceres +Saúde, a Live! Run XP - Goiânia e, também, 4ª Corrida Ecológica, em Senador Canedo.
Ainda em setembro, acontece a Corrida Orgulho de Viver em Goiânia; a Corrida Cervejaria Casarão, em Pirenópolis; a Corrida contra o Crack, em Senador Canedo e, ainda, a 4ª Corrida e 101ª Caminhada Unimed Catalão.
A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está sendo relatada pelo deputado Talles Barreto (UB).