Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta que cria o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil será analisada pela CCJ

29 de Agosto de 2023 às 13:15

Projeto de lei do deputado José Machado (PSDB), protocolado no último dia 23, já está na Comissão de Constituição de Justiça e deve ser distribuído para relatoria na reunião do Colegiado, que acontece nesta terça-feira, às 14:00h, na sala das comissões da Alego. A matéria prevê, entre outros objetivos, dar prioridade às ações preventivas relacionadas à minimização de desastres e desenvolver a cultura estadual de prevenção desse tipo de ocorrência.

A propositura, que tramita com o número 1688/23, busca reduzir os impactos de desastres naturais e eventos provocados pelo ser humano, como enchentes, deslizamentos, incêndios florestais e outros eventos adversos.

Ainda de acordo com o parlamentar, o plano também objetiva garantir a articulação entre os órgãos governamentais das diversas esferas de poder e entres estes e a sociedade civil, para uma atuação mais eficaz e rápida no caso dessas ocorrências.

Como o projeto propõe a capacitação de profissionais e da sociedade em geral, a ideia é que em situações de emergência, as chances de uma resposta mais adequada e efetiva aumentem significativamente.

Outro ponto crucial apontado por Machado é a preocupação com a recuperação pós-desastres. “Reconstruir de maneira consciente e resiliente é fundamental para minimizar os danos socioeconômicos e ambientais causados pelos eventos adversos. Com a aprovação deste projeto, estaremos garantindo a segurança da população e a proteção do patrimônio de Goiás”, alega o deputado, na justificativa do projeto.

Ao todo, o projeto contém 20 artigos que tratam dos objetivos, diretrizes, atribuições de vários órgãos, entre outros aspectos.

Segundo a Fundação Osvaldo Cruz, as mudanças ambientais e climáticas globais, que têm se intensificado nas últimas décadas, podem produzir impactos sobre a saúde humana com diferentes vias e intensidades. Algumas dessas transformações atingem de forma direta a população, como a ocorrência de secas, ondas de calor, furacões, tempestades e enchentes.

“No sentido de se antecipar à essas ocorrências e preparar para esses acidentes cada vez mais frequentes é que o projeto se apresenta. A implementação de um Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil é uma demonstração clara de que estamos atentos às diretrizes nacionais e comprometidos em agir de forma proativa diante de situações críticas”, justifica José Machado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.