Em comemoração ao Dia do Psicólogo, deputado Bruno Peixoto homenageou a categoria neste domingo, 27
Por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu sessão solene na manhã deste domingo, 27, em comemoração aos 31 anos do Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP-GO), aos 61 anos da regulamentação da profissão de psicologia, no Brasil, e aos 50 anos da criação do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Cento e cinquenta e quatro pessoas foram agraciadas com o Certificado do Mérito Legislativo.
Compuseram a mesa diretiva, além de Bruno Peixoto: o deputado Virmondes Cruvinel (UB); o presidente do CFP, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho; o presidente do CRP-Goiás, Wadson Arantes Gama; e a psicóloga Gerley Lopes Cardoso.
Primeiro a discursar, o presidente do CRP agradeceu a honraria e ressaltou o compromisso desses profissionais em cuidar da saúde mental da sociedade e explorar suas diversas áreas de atuação. “Nós buscamos compreender as emoções, as motivações, as personalidades, nas relações sociais, que nos fazem únicos e complexos. Também temos um papel fundamental na prevenção e no tratamento dos transtornos psicológicos”, ponderou Wadson Gama.
Em seguida, ao usar a tribuna, o presidente do Conselho Federal disse que a psicologia é pioneira, uma vez que o Brasil foi o primeiro País a regulamentar e reconhecer a profissão. “Nós pluralizamos os espaços. Nos tornamos a maior psicologia do mundo. Somos, hoje, mais de 400 mil profissionais no Brasil.”
O líder da categoria, em nível nacional, finalizou enfatizando a importância da profissão: “Sem fim social, a psicologia seria a maior das futilidades”.
Orgulho
Em nome dos homenageados, a psicóloga Gerley Lopes falou do papel que os profissionais desempenham para a sociedade. Afirmou, também, o orgulho pela profissão, cujos integrantes atuam em uma área do conhecimento que se dedica a compreender e promover o bem-estar do ser humano em suas diversas dimensões: individual, social, cultural, histórica, política e ética.
"Estamos presentes nos mais diversos campos de intervenção e nossa atuação profissional está pautada em princípios científicos e éticos com respeito à diversidade e aos direitos humanos”, afirmou Gerley Lopes.
Em nome do Legislativo estadual, o deputado Virmondes Crunivel parabenizou os profissionais. “Nós percebemos a importância do profissional de psicologia na vida das pessoas. A profissão do psicólogo caminha muito próximo da vida das pessoas, e isso é algo muito valioso”, destacou.
Profissão
O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto. A profissão foi instituída pela Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, no governo João Goulart. O psicólogo é responsável por analisar o comportamento e pensamentos das pessoas. Dentre as várias competências desse profissional, está a realização de diagnóstico e prevenção de transtornos emocionais e de personalidade, tratamento de problemas de inadaptação ao meio social, entre outras questões emocionais.