Ícone alego digital Ícone alego digital

George de Morais defende a criação da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção do Traumatismo Craniano

11 de Setembro de 2023 às 12:50

Projeto de lei de nº 1656/23, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), propõe criação da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção do Traumatismo Cranioencefálico (TCE). O projeto está na comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para escolha de relator. 

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é causado por uma pancada ou trauma na cabeça, que ocasiona alterações anatômicas do crânio e incapacita a função cerebral, geralmente ocasionada em acidentes de carro, durante prática de esporte ou queda grave. A criação dessa semana de prevenção sobre a lesão, que pode ser temporária ou permanente, visa minimizar os impactos físicos, emocionais e econômicos causados pela condição. 

Durante a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção do Traumatismo Cranioencefálico haverá a realização de campanhas educativas, palestras e divulgação de materiais informativos, adoção de medidas de segurança em atividades de risco, definição de protocolos e diretrizes para o atendimento adequado e imediato às vítimas, capacitação dos profissionais de saúde, especialmente na rede de atendimento de emergência, desenvolvimento de tecnologias à prevenção e pesquisa científica, entre outras ações.

Segundo o deputado, a semana estadual será incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, contará com parcerias e convênios com instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e setor privado, e as despesas, porventura decorrentes desta Lei, correrão dentro do orçamento vigente, estabelecido no art. 3º da Lei Complementar nº112, de 18 de setembro de 2014.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.