Alego realiza testagem rápida para doenças infecciosas

Ocorre ao longo desta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), testagem rápida para detecção de doenças infecciosas como sífilis, hepatites e HIV. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Saúde da Casa com a Prefeitura de Goiânia, que disponibilizou os testes. Também estão sendo distribuídos preservativos para os servidores e visitantes da Alego.
Ao final da rodada de testagem, no período vespertino, a Diretoria de Saúde divulgou que foram realizados 143 testes para as hepatites B e C, além de sífilis e detecção da Aids em servidores e visitantes do Palácio Maguito Vilela.
O chefe da Seção de Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) da Alego, José Cláudio, ressaltou que a ação foi um pedido da presidência da Casa para proporcionar a saúde dos servidores. Ele assinalou que a testagem será realizada pela equipe do SESMT, que conta com enfermeiros, técnicos e profissionais de áreas da saúde. Os resultados saem em aproximadamente 15 minutos e a testagem também está disponível para os visitantes do Palácio Maguito Vilela.
Thaise Queiroz e Rita Pinheiros são enfermeiras do SESMT e ressaltam que os diagnósticos são seguros e essenciais para iniciar o tratamento o quanto antes. Thaise pontuou que algumas dessas doenças têm cura e o diagnóstico precoce pode fazer diferença na efetividade do tratamento. Já Rita destacou que o diagnóstico também é importante para quebrar a cadeia de infecção. “Várias pessoas são assintomáticas e nem sabem que estão infectadas. Assim, elas acabam por transmitir o vírus para outras pessoas”.