Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima promove sessão solene em comemoração aos 40 anos da CUT

30 de Agosto de 2023 às 13:40
Crédito: Will Rosa
Bia de Lima promove sessão solene em comemoração aos 40 anos da CUT
Sessão solene em homenagem aos 40 anos da CUT e de entrega de Certificado do Mérito Legislativo

A deputada Bia de Lima (PT) promoveu sessão solene nesta quarta-feira, 30, no Plenário Iris Rezende Machado, da Assembleia Legislativa de Goiás, em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que ajudaram na construção da Central Única dos Trabalhadores – CUT nessas quatro décadas.

Além de Bia, propositora da sessão, participaram da mesa dos trabalhos o presidente da CUT Goiás, Flavio Alves da Silva; professor e presidente da PRÓ-CUT e 1° presidente da CUT Goiás, Delúbio Soares de Castro; professor e 2° presidente da CUT Goiás, Osmar de Lima Magalhães; ex-presidente da CUT nacional, Artur Henrique da Silva Santos; ex-presidente da CUT Goiás, José Antônio de Oliveira Lobo; ex-deputado federal pelo PCdoB, Aldo Arantes; secretária executiva da CUT Goiás Luciene Martins Siqueira representante de todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras atuais e que já passaram pela CUT - Goiás.

Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT é a maior central sindical do Brasil e da América Latina e a quinta maior do mundo. Possui 3.806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.

Autora da proposta, a parlamentar afirmou em seu discurso que seu mandato tem o intuito de trazer os trabalhadores para dentro da Assembleia Legislativa. “Estou aqui para garantir que a classe trabalhadora tenha assento e tenha voz”.

Bia ainda ressaltou que a CUT vem fazendo o seu papel de forma muito firme e eficiente se comprometendo em garantir os direitos das mulheres, da juventude, dos negros e negras, dos povos originários, da questão ambiental, da inclusão social, possibilitando que a sociedade possa vislumbrar um mundo melhor. “A CUT trabalha para dar a oportunidade para as pessoas, sejam elas de qualquer matriz política e religiosa”.

Discursos

Primeiro a usar a tribuna durante sessão solene em homenagem aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o presidente da Pró-CUT e primeiro presidente da CUT Goiás, Delúbio Soares de Castro agradeceu aos colegas pela luta em prol dos trabalhadores brasileiros.

Ele fez um discurso destacando a esperança. "Não temos outra coisa a fazer a não ser acreditar em um futuro melhor, para isso nós precisamos dar o suor todos os dias para que a vida melhore”.

Na sequência, ao usar a tribuna, o ex-deputado federal pelo PCdoB,Aldo Arantes ressaltou o papel da democracia na sociedade. O ex-parlamentar também parabenizou a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a maior central sindical da América Latina, que completou 40 anos no último dia 28 de agosto.

Aldo historiou a entidade como fruto direto das mobilizações que os trabalhadores protagonizaram no final dos anos 1970. Naquela época, começaram a pipocar protestos e greves de trabalhadores pelo País afora, relembrou Aldo ao dizer que a CUT surgiu a partir dessa conjuntura. “Comemorar os 40 anos da CUT é celebrar a luta dos trabalhadores brasileiros. A CUT jogou e continua jogando um papel importante na defesa dos direitos trabalhistas e foi na luta dos trabalhadores que surgiu a liderança do Lula nas greves, o que levou à construção do Partido dos Trabalhadores”, afirmou.

O professor e 2° presidente da CUT Goiás, Osmar de Lima Magalhães agradeceu os empenhos dos colegas na luta por direitos durante esses 40 anos. “É um prazer muito grande estar participando dessa sessão e que a gente possa continuar nossa caminhada. Uma luta iniciada há tanto tempo com momentos difíceis que nós enfrentamos, mas que deu resultado”, afirmou.

Por fim, em nome dos homenageados, o ex-presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos afirmou que a homenagem o fez lembrar de seus vários anos lutando em prol dos trabalhadores. “Nunca deixaremos de acreditar, de ter esperança num Brasil melhor e nas mudanças que precisam ser promovidas para o desenvolvimento do País”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.