Ícone alego digital Ícone alego digital

Logo mais Assembléia entrega título de cidadão a Ibsen Pinheiro

14 de Abril de 2008 às 14:43

Quatorze anos depois de ter o seu mandato de deputado federal cassado, a Assembléia Legislativa de Goiás presta homenagem a Ibsen Pinheiro. A iniciativa é do ex-deputado Fernando Neto, à época do PMDB, e agora tendo à frente o deputado Romilton Moraes, também do PMDB. A análise é que a concessão do título de cidadão goiano pode ser interpretada como um ato de desagravo a Pinheiro.

Gaúcho, Ibsen Pinheiro presidiu a Câmara dos Deputados durante o processo que destituiu Fernando Collor da presidência da República, em 1992. Mais à frente ele próprio foi cassado, em 1994, quando cumpria seu terceiro mandato de deputado pelo PMDB.

Pinheiro foi denunciado por sonegação fiscal e participação no esquema dos chamados "Anões do Orçamento". O fato gerou uma CPI que investigou o desvio de recursos da União por parlamentares. Sete anos depois o ex-deputado foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que pediu o arquivamento do processo contra ele.

Em 2006, o político gaúcho foi eleito para mais um mandato de deputado federal, pelo PMDB.

A solenidade no Legislativo goiano está marcada para logo mais às 20 horas, no plenário da Assembléia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.