Dr. George Morais cria projeto de incentivo à educação tecnológica de idosos
O deputado Dr. George Morais (PDT) criou o projeto de lei nº 1653/23, com o intuito de colocar, em prática a política pública de incentivo à educação tecnológica para a chamada melhor idade no Estado. A propositura tem em vista capacitar idosos para utilização de dispositivos eletrônicos e de recursos digitais em suas atividades diárias, como o acesso a informações médicas, serviços bancários, entretenimento, comunicação com familiares e amigos.
O objetivo do projeto é promover a total inclusão do idoso no mundo digital, permitindo que essas pessoas tenham a possibilidade de ter mais autonomia na execução de tarefas diárias. O legislador pontua que esse tipo de incentivo proporciona a construção de uma sociedade mais inclusiva, na qual se utiliza a educação tecnológica não apenas como ferramenta, mas também como um meio de empoderar os idosos para desfrutar plenamente das oportunidades proporcionadas pelo mundo contemporâneo.
O projeto prevê parcerias do poder público com escolas, centros comunitários, universidades, associações de idosos e empresas do setor tecnológico como meio de garantir a disponibilização de espaços apropriados, infraestrutura tecnológica e conhecimento especializado para as pessoas de melhor idade.
Morais justifica que o envelhecimento populacional é um fenômeno crescente e no Brasil não é uma exceção. Com o aumento da expectativa de vida, é fundamental que haja políticas públicas que possam acompanhar essa mudança demográfica, garantindo que os idosos possam desfrutar de uma vida ativa, participativa e digna.
Essa propositura foi apensada ao projeto de lei nº 1097/23, apresentado pela deputada Bia de Lima (PT), que também defende a inclusão digital dos idosos, estabelecendo uma capacitação e suporte mais adequados às necessidades e habilidades desse público-alvo.
A parlamentar esclarece que a inclusão digital para esse público é de grande necessidade e deve ser colocada em prática, tanto no território nacional como em Goiás. Por meio de cursos, treinamentos e espaços de inclusão digital, garante-se que os idosos possam utilizar as tecnologias de maneira efetiva e segura.