Educadores físicos receberam homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, em sessão solene na 6ª-feira, 1º

Responsáveis por proporcionar saúde, qualidade de vida e, porque não, beleza física, os educadores físicos tiveram a profissão reconhecida em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na sexta-feira, 1º. A iniciativa conjunta foi do presidente do Poder, deputado Bruno Peixoto (UB), e do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. A data foi instituída em razão da promulgação da Lei Federal nº 9696, que regulamentou a profissão de Educação Física, em 1º de setembro de 1998.
Acostumados aos shorts, tops e tênis, os educadores físicos trocaram os trajes de treino pelos ternos, gravatas e vestidos longos. O suor do esforço físico foi substituído pelo ar-condicionado do plenário Íris Rezende Machado. Toda a formalidade foi para receber a homenagem feita pelo Legislativo estadual goiano.
Além de Bruno Peixoto, que presidiu os trabalhos, e Cristiano Galindo, compuseram a mesa os prefeitos de Trindade, Marden Júnior (UB), de Alexânia, Allysson Silva Lima (PP), e de Vianópolis, Samuel Cotrim (PP), todos com formação profissional em educação física. Também formando a mesa o vereador por Goiânia, Joãozinho Guimarães (SD), o presidente do Sindicato das Academias do Estado de Goiás, Thiago Conde, o diretor do Conselho Regional de Educação Física de Goiás, Bruno José Rosa Gonçalves, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal, Patrick Aguiar, a presidente da Associação dos Profissionais de educação Física, Helena Alves de Amaral, e o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Francione Cardoso.
Ao dar início à solenidade, Bruno Peixoto relembrou um período recente, no início da pandemia de covid-19, em que três deputados estiveram todos os dias na Casa: ele próprio, que era líder do Governo, o então presidente Lissauer Vieira e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Humberto Aidar.
Bruno relatou que ali compreendeu a importância da atividade física, até mesmo para o fortalecimento do corpo, em caso de contaminação com o vírus. Com essa convicção, sempre propunha o debate sobre a reabertura das academias. Com muita conversa conseguiu aprovar a inclusão do profissional de educação física e das academias, como atividades essenciais. “E hoje tenho a oportunidade de homenageá-los e agradecê-los porque vocês foram e são fundamentais para a saúde e, mais, para a prevenção de doenças”, justificou.
O presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Francione Cardoso, afirmou que a iniciativa dos parlamentares de homenagear os profissionais demonstra sensibilidade e reconhecimento à valorosa contribuição que os educadores prestam à sociedade. “O legado dessa prestação de serviços resulta numa população saudável, impactando em menos gastos para os serviços de saúde.”
Presidente do Sindicato das Academias de Goiás, Thiago Conde abordou o impacto que a profissão causa na vida das pessoas. “Nós somos profissionais de saúde preventiva, a gente cuida da saúde antes de você chegar a uma patologia. Então, olhem a importância dessa modalidade, dessa profissão na vida de vocês”, apontou.
Thiago abservou, porém, que a profissão ainda é muito desvalorizada. E agradeceu a Bruno Peixoto pelo reconhecimento e pela contribuição que o parlamentar tem dado às lutas da categoria.
Na sequência da solenidade, o diretor do Conselho de Educação Física, Bruno Matos, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo, para em seguida, subir à tribuna para discursar pelos homenageados. Matos destacou o orgulho que tem pela dedicação com que os colegas atuam. Segundo ele, a profissão vai muito além de ensinar exercícios e esportes. “Nós não só ensinamos movimentos físicos, mas valores importantes, como disciplina, autorrespeito e o mais importante, no meu modo de ver, confiança nos seus próprios atos.”
Matos agradeceu a todos os professores presentes, aos conselheiros e ainda à Casa pela homenagem. E ao fim do discurso, com os outros representantes de entidades do setor, entregou a Bruno Peixoto o Discóbolo de Míron, que simboliza a profissão.
Quebrando o protocolo, Bruno concedeu a palavra aos prefeitos presentes na solenidade.
O prefeito de Trindade, Marden Júnior, agradeceu aos colegas pelo amor e o empenho com que se dedicam à profissão. Ele ressaltou que em sua gestão no município está tendo o privilégio de resgatar a educação física. E citou que estará dando posse a 40 professores de educação física, aprovados em concurso, que atuarão nas escolas municipais. Além disso, outros profissionais serão contratados para o projeto Mexa-se e para as Escolinhas de Iniciação Esportiva. “Estou prefeito, mas sou um profissional de educação física, feliz e apaixonado pelo que a gente faz.”
O prefeito de Alexânia, Allysson Silva Lima, citou números da Organização Mundial da Saúde (OMS) para justificar a importância da atividade profissional. Segundo ele, a OMS registra que a cada real investido no esporte, três são economizados em saúde. “O retorno é garantido (...) É notória a evolução, a melhora, quando a pessoa sai do sedentarismo e passa a praticar algum esporte. Que nós possamos continuar avançando e levando, além de saúde, dignidade, qualidade de vida e, acima de tudo, muita alegria à nossa população.”
Samuel Cotrim, prefeito de Vianópolis, destacou a sensibilidade de Bruno Peixoto por reconhecer a categoria e abrir a Casa aos profissionais. Ele relatou que foi a profissão que lhe deu a condição de estar hoje à frente da prefeitura. “Desde cedo, fui o primeiro profissional de educação física da cidade de Vianópolis, e, consequentemente, tive a oportunidade de ser o primeiro personal trainer na cidade e o primeiro professor de educação física na escola. Sempre com muito trabalho.”
Cotrim cumprimentou o governador Ronaldo Caiado (UB) pela valorização e incentivo que tem dado aos profissionais e à atividade física no ambiente escolar, citando a contratação de professores de educação física aprovados em concursos públicos e o investimento para a realização dos Jogos Abertos. “Isso eu tenho certeza que todos os municípios estão sentindo essa realidade, que melhora muito. Porque aqui quem já não deu aula em uma escola com uma bola velha debaixo de um sol de 40 graus? E o nosso governador está construindo ginásio em todos os nossos colégios. (...) Falar é muito fácil, mas tem que ir para a prática e a prática é com recursos.”
Em seguida Bruno Peixoto e Cristiano Galindo entregaram o Certificado do Mérito Legislativo aos profissionais homenageados.