Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos aprecia 17 projetos na reunião desta terça-feira,5

05 de Setembro de 2023 às 12:18
Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos aprecia 17 projetos na reunião desta terça-feira,5

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai realizar reunião ordinária, na tarde desta terça-feira, 5, às 13 horas, com oito projetos de lei aptos à votação, sendo que a maioria trata de medidas em defesa dos animais, além de nove proposituras para distribuição à relatoria. O colegiado fará também a apresentação do seu Relatório Semestral de Atividades.

O encontro será aberto com a apresentação do diretor regional da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) do Centro-Oeste, o advogado Carlos Gáudio Fleury de Souza, que discorrerá sobre o tema “O olhar da ABLP nas questões ambientais do Estado”.

Entre os processos aptos à votação encontra-se o de  nº 1995/22, de autoria do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), que determina a criação do banco de rações para pets e utensílios para animais, que serão distribuídas para abrigos, instituições protetoras e similares. A matéria foi distribuída para relatoria do deputado Antônio Gomide. 

De acordo com o autor da matéria, a doação serviria aos abrigos, instituições protetoras, protetores independentes e pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade alimentar. “Seria uma forma eficiente de coibir o descarte de alimentos de consumo animal, que não podem ser comercializados por estarem próximo do prazo de validade, mas que ainda possuem tempo hábil para o consumo, contribuindo, dessa forma, para evitar o desperdício e ainda auxiliar as entidades que se destinam a cuidar dos animais abandonados”, observa.

O chefe do Poder Legislativo aponta que em todas as cidades goianas há uma quantidade considerada de cães e gatos abandonados, que são recolhidos por entidades e famílias que assumem a responsabilidade de cuidar desses animais. “Esse projeto vem contribuir com essas entidades e até mesmo com o governo municipal, que, em algumas cidades também faz o recolhimento dos mesmos e encaminhamento para o local adequado para receberem os cuidados necessários”, argumentou.

Projetos de lei aptos à deliberação

Processo nº 7009/19 – Deputado Gustavo Sebba - Dispõe sobre a cassação da inscrição estadual de empresas que provoquem maus-tratos a animais do Estado de Goiás.

Processo nº 1579/20 -  Deputado Antônio Gomide - Institui o Programa Goiás sem Desmatamento, que estabelece a obrigatoriedade da veiculação institucional informando o percentual de desmatamento, no Estado de Goiás, e a importância da preservação do ecossistema.

Processo nº 7564/21 - Deputado Antônio Gomide - Garante a identificação, o mapeamento, a recuperação e a preservação das nascentes de água no Estado de Goiás.

Processo nº 10244/22 - Deputado Virmondes Cruvinel - Institui a Política Estadual de Incentivo à Economia Circular.

Processo nº 10096/22 – Deputado Charles Bento - Declara a árvore de baru símbolo do cerrado, no Estado de Goiás, proíbe seu corte e derrubada.

Processo nº 165/23 - Deputado Veter Martins - Dispõe sobre a proibição de distribuição, a título de brinde, promoção ou sorteio de animais vivos em eventos públicos ou privados no Estado de Goiás.

Processo nº 2114/22 – Deputado Bruno Peixoto - Institui o selo Livre de Crueldade como forma de certificação oficial aos produtos e marcas que não realizem testes em animais no Estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.