Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa certifica importância do segmento da moda, em sessão solene na noite dessa terça-feira, 5

06 de Setembro de 2023 às 07:05
Crédito: Hellenn Reis
Assembleia Legislativa certifica importância do segmento da moda, em sessão solene na noite dessa terça-feira, 5
Sessão solene extraordinária em homenagem às executivas de vendas e criadoras de moda e de entrega de Certificado do Mérito Legislativo

Profissionais do segmento da moda receberam homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, nessa terça-feira, 5, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB). Evento reuniu grandes nomes da indústria confeccionista goiana, no plenário Iris Rezende Machado.

O deputado José Machado (PSDB) também esteve presente à sessão. 

Ao fazer uso da palavra, o consultor de moda Marinho Araújo afirmou que o Certificado do Mérito Legislativo tem um grande simbolismo, pois só é concedido a quem contribui, de alguma forma, para o desenvolvimento do Estado. “É um certificado que acrescenta no nosso currículo, porque é um reconhecimento à competência dos nossos homenageados”, pontuou.

Bruno Peixoto contou sua história como confeccionista em uma época em que todo o processo de corte das peças era manual. Ele revelou que passava a semana produzindo as roupas e, no fim de semana, viajava para o interior goiano e até para outros estados, para vender a produção.  Por já ter sido empresário do ramo conhece bem os desafios e dificuldades da categoria.

Bruno disse que hoje se sente feliz, como presidente do Poder Legislativo, em homenagear a classe à qual pertenceu. “Vocês geram emprego, receita e trabalham muito. Seja na produção, seja na venda, não temos hora. É de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, sábado, domingo, feriado. Sei bem como é. Já aprovamos várias leis que trazem benefício para os nossos criadores e executivos de vendas. Contem conosco. Nós estamos aqui para servi-los.”

A empresária e professora de moda Suely Calafiori recebeu o Certificado do Mérito Legislativo. A partir desse momento, Bruno Peixoto passou a presidência da sessão a José Machado, em função de agenda marcada anteriormente no Tribunal de Contas do Estado.

Incremento ao turismo

Falando em nome dos homenageados, Suely Calafiori apresentou dados para mostrar a força do setor para o Estado. Segundo ela, a moda goiana é a principal atividade de turismo da Capital e responsável por movimentar estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e hotéis, sendo, portanto, uma das principais forças que movem a economia de Goiás e de Goiânia.

Suely lembrou que o Estado é o terceiro maior produtor de algodão do país e um dos maiores polos atacadistas do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. E citou a região da rua 44 como exemplo dessa pujança. “Goiânia reúne 19.560 pontos comerciais, 84 galerias e shoppings, 38 hotéis, 5 mil leitos, gerando 150 mil empregos diretos e outros tantos indiretos, de proporções grandiosas. Atraem por mês, 260 ônibus com compradores (...) e faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano. A região da 44 representa o quinto maior Produto Interno Bruto.”

Por fim, a empresária afirmou que para falar de moda é preciso respeitar os profissionais do segmento, pois eles sabem o que fazem e agem com propósito. “Nós somos sim, agentes transformadores. Eu posso, você pode, nós podemos criar o nosso próprio visual ou criar nossas próprias roupas para contribuir com a diversidade e tornar o mundo único. Parabéns criadores de moda, parabéns por essa merecida homenagem e reconhecimento.”

O presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas em Geral de Goiânia, Edilson Borges, lembrou que há pouco mais de 30 anos, os empresários goianos apenas copiavam moda, mas graças a vários fatores, hoje Goiânia faz moda, com indústrias reconhecidas até internacionalmente.

Borges disse acreditar que a feira “Goiás Vive Verão” foi o ponto de partida dessa mudança de perfil da capital. E anunciou que a Câmara Setorial da Moda da Federação das Indústrias de Goiás-Fieg (Casmoda), da qual também é presidente, vai promover uma nova feira, no mês de dezembro, com a intenção de destacar a moda feita em Goiânia. “Nós vamos olhar aquela confecção que está com tecnologia avançada, com design avançado, para chamar de novo o Brasil para Goiânia, todos os estados para Goiânia, mostrar que nós somos a moda.”

Após o encerramento dos discursos, os homenageados da noite receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.