Matéria que defende telemedicina como modernização da saúde pública passa pelo crivo do Plenário
Foi aprovada, em primeira votação, nesta quarta-feira, 6, uma proposta de criação de política estadual de modernização do sistema público de saúde. O projeto nº 303/23, assinado por Lucas do Vale (MDB), tem como objetivo ampliar o acesso à saúde com o uso de tecnologias de informação e comunicação.
Para isso, a política se dedicaria a fomentar a capacitação de profissionais da área de saúde em telemedicina, promover a interação e a cooperação entre as instituições de saúde do Estado e estabelecer normas e padrões técnicos para a implementação desses serviços virtuais.
Dessa forma, o projeto visa também estimular a regulamentação da telemedicina em Goiás, buscando garantir a qualidade, efetividade e segurança da modalidade de atendimento. De acordo com o deputado, espera-se que, assim, mais pessoas possam ter acesso à saúde, especialmente aquelas que vivem em áreas remotas e têm dificuldades de receber serviços médicos. “Além disso, a telemedicina pode ser uma ferramenta importante para o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde, redução de custos e melhoria da eficiência do sistema de saúde”, defende Vale.