Matéria que prevê fornecimento de toucas hipotérmicas para pacientes com câncer avança em Plenário
Apresentada pelo deputado Fred Rodrigues (DC), a matéria no 187/23 propõe uma alteração no Estatuto do Portador de Câncer no Estado de Goiás, acrescentando um inciso ao artigo 9º da legislação. A proposta foi aprovada em primeira votação nesta quarta-feira, 6.
O complemento prevê que pacientes em tratamento de neoplasias malignas na rede pública de saúde tenham o fornecimento gratuito de toucas hipotérmicas sempre que houver indicação clínica.
Rodrigues alega que a proposta contribui para o equilíbrio emocional do paciente ao melhorar sua autoestima, o que pode resultar em uma melhor resposta ao tratamento contra a enfermidade.
Ao justificar a proposta, o parlamentar explica que a touca hipotérmica previne a queda de cabelos em pacientes submetidos a sessões de quimioterapia. O procedimento, relativamente simples, utiliza-se de uma touca de plástico envolvida com gel em baixíssima temperatura, que pode chegar a 20 graus negativos.
“A vasoconstrição decorrente do frio diminui o afluxo dos quimioterápicos ao couro cabeludo, diminuindo a perda de cabelos pelos pacientes, conferindo um aumento substancial no bem-estar. Muitas pessoas diagnosticadas com câncer, quando perdem seus cabelos em decorrência do agressivo tratamento ao qual são submetidas, sofrem de baixa autoestima, podendo desencadear uma série de problemas de ordem emocional e psicológica”, escreve o parlamentar.